O Jovens Construtores (PJC) é um programa de fomento com tecnologia social própria voltada para a formação intensiva de jovens, originalmente concebido pelo YouthBuild International, que assessora o Cedaps, responsável pela adaptação e pelo desenvolvimento do Programa no Brasil.
Desde 2010, o Programa tem apoiado a trajetória pessoal e profissional de jovens moradores de favelas e das periferias brasileiras, principalmente do Rio de Janeiro, contribuindo para a elevação de escolaridade, empregabilidade, liderança comunitária e mudanças positivas nas trajetórias de vida dos participantes, seus pares, famílias e comunidades.
No Brasil, o Jovens Construtores funciona como um programa intensivo, oferecido pelo Cedaps em edições, que acontecem em diferentes favelas e territórios periféricos no Rio de Janeiro em parceria com organizações locais, e com experiências em outros estados, como Minas Gerais, Pará e Espírito Santo.
As edições do Jovens Construtores são sempre realizadas com apoio de uma Organização de Base Comunitária do território em que irão acontecer, já que o fortalecimento desta organização territorial, assim como a mobilização de toda a rede local também é um norteador do Programa. Comprometida com o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de pensamento crítico dos/as jovens e com uma visão de mundo questionadora e propositiva, a metodologia do Programa é aplicada junto à experiência juvenil urbana considerando o máximo possível de variáveis de diversidade (gênero, raça, território etc.).
A implementação do Programa pelo Cedaps envolve sempre a parceria com organizações ligadas ao campo da formação profissional e Organizações de Base Comunitária (OBC), que possuem legitimidade e enraizamento nos territórios de forma a certificar que o Programa possa alcançar os participantes que sejam mais próximos do perfil do PJC (aqueles em maior situação de vulnerabilidade).
Neste arranjo institucional, o Cedaps coordena todo o planejamento e a execução dos ciclos de implementação do programa, além de capacitar as OBC em todas as etapas. O objetivo é garantir que a qualidade da metodologia desenvolvida pelo YouthBuild e pactuada com o Cedaps possa ser replicada.
Desde o início dos trabalhos no país, foram realizadas 24 edições, em 13 territórios da cidade do Rio de Janeiro, com a participação de jovens de 16 a 24 anos, hoje a rede de jovens do Programa já conta com 546 Jovens Construtores graduados.