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AgendaCidadeUnicef

Uma iniciativa do UNICEF em parceria com as prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros, o Agenda Cidade UNICEF promoveu em sua primeira edição, entre 2022 e 2024, direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis. O objetivo é fortalecer a rede de proteção e participação de adolescentes, jovens e lideranças comunitárias a fim de garantir seus direitos dentro do território. vida. As ações aconteceram em oito capitais brasileiras, e no Rio de Janeiro foi voltada para o território da Pavuna. Na cidade, o Cedaps foi parceiro técnico, veja como se deu a parceria, a cada ano:

Em 2022 com a edição do Chama na Solução voltada para prevenção e enfrentamento de violências cotidianas que afetam as vidas e territórios dos adolescentes e jovens.

No ano de 2023, o Cedaps realizou a articulação do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes na Pavuna; promoveu encontros formativos para fortalecimento e reconhecimento institucional e colaborativo das organizações locais da Pavuna e adjacências; e a formação Mapa Falante da Promoção de Saúde Mental AP 3.3, voltada para o mapeamento dos pontos e dispositivos de promoção de saúde mental em parceria com a Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 3.3.

Já em 2024, contribuímos para o alcance de 4 resultados da AgendaCidadeUnicef nos seguintes objetivos:

1- Consolidar uma rede de atuação intersetorial com a participação da sociedade civil, adolescentes e jovens do NUCA, serviços da Pavuna com foco na garantia de adolescentes e jovens residentes da Pavuna e Região por meio da elaboração de um plano de atuação conjunta. 

Através de encontros formativos e um plano de atuação conjunta com base na metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais, as ações realizadas pela Frente de Prevenção e Cuidado do Cedaps chegaram ao resultado de 15 organizações comunitárias, 15 adolescentes e jovens do NUCA e 10 representações dos serviços.

2- Estimular o protagonismo de adolescentes na criação de soluções para o enfrentamento dos desafios da mobilidade e engajar novas gerações da escola a participar de iniciativas coletivas sobre o tema. 

Por meio de formação sobre direitos e desafios da mobilidade no entorno da escola e 11 ativos escolares realizados por estudantes do oitavo ou nono ano de escolas municipais do Rio de Janeiro, e com parceria estratégica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), das Coordenadorias Regionais de Educação, e Secretaria Municipal de Educação do Rio, no total, foram 330 adolescentes e jovens ativos e 3000 estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental envolvidos.

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3- Criar uma agenda política, protagonizada por adolescentes e jovens, com vistas à apresentar suas reivindicações e propostas para os principais candidatos ao legislativo e ao executivo do município do Rio de Janeiro, por meio da criação de um curso digital para (in)formação de adolescentes e jovens das favelas do Rio de Janeiro sobre política democrática e pleitos das juventudes.

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a parceria da Co.liga e com o Conselho Jovem do Decola Cria , 20 adolescentes e jovens estiveram ativos e outros 100 foram envolvidos no curso de Formação Cidadã e Incidência Política para ficar permanente hospedado em duas plataformas digitais, e na sistematização dos pleitos dos adolescentes e jovens para serem apresentados para os candidatos às eleições municipais da cidade do Rio de Janeiro por meio da pesquisa Um Rio de Jovens.

4- Realizar ampla disseminação da plataforma digital 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) no âmbito municipal, alcançando coletivos juvenis, organizações que atuam com juventudes, em parceria com o conselho de jovens do Global Opportunity Youth Network (GOYN), chamado de Decola Cria, no Rio de Janeiro.

As ações feitas foram sugestões de melhorias e apontamentos dos pontos fortes da plataforma 1MiO; materiais físicos e digitais para a disseminação da plataforma junto à rede de atuação com adolescentes e jovens; e evento com a participação dos candidatos às eleições municipais e para divulgação da plataforma com adolescentes e jovens. Ao todo, foram 15 adolescentes e jovens ativos e outros 800 envolvidos.