Notícias

Seminário realizado pelo Fórum TB RJ e Cedaps promove debate sobre tuberculose

Evento aconteceu no âmbito do projeto “Fortalecer a Sociedade Civil no Enfrentamento da Tuberculose”, em parceria com Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ)/OPAS

Na quarta-feira, dia 21, aconteceu o “Seminário Estadual para Troca de Experiências – Vozes da Sociedade Civil: Uma Resposta Comunitária ao Enfrentamento da Tuberculose no Rio de Janeiro“. O encontro comunitário teve como foco compartilhar experiências e discutir maneiras de enfrentar a tuberculose, principalmente nas favelas e periferias.

O seminário reuniu representantes da sociedade civil, do legislativo e da academia para dialogar sobre temas como prevenção, mobilização e controle social da tuberculose (TB). O objetivo foi fortalecer a colaboração entre esses setores, visando enfrentar a doença de forma mais eficaz.

Além das discussões técnicas, o evento teve atividades culturais que enriqueceram o seminário com dança de terreiro, leitura de poemas, palhaçaria e rap, que celebraram a diversidade cultural e a resistência das comunidades no combate à tuberculose. Também foi celebrado o 21º aniversário do Fórum TB RJ, destacando seu compromisso contínuo na atuação e enfrentamento à tuberculose. 

O encontro mostrou a importância da participação da sociedade civil e reforçou a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa. Espera-se que as recomendações sugeridas durante o evento ajudem a criar políticas públicas mais eficazes e fortaleçam as iniciativas comunitárias na prevenção e controle da TB.

Este evento faz parte do projeto “Fortalecer a Sociedade Civil no Enfrentamento da Tuberculose”, uma iniciativa conjunta entre Cedaps, Fórum TB RJ, em parceria com Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ)/OPAS. O projeto visa fortalecer a capacidade de atuação de coletivos, instituições, grupos e iniciativas da sociedade civil no enfrentamento à tuberculose, ampliando as ações de conscientização e prevenção, além de qualificar a participação em espaços de incidência política e advocacy para a tuberculose e o direito à saúde.