De Vila Vintém à Nova Sepetiba, do Morro dos Macacos ao Batan, passando pela Maré e Complexo do Alemão. Essas e outras 50 comunidades populares do Rio de Janeiro estarão no Circo Voador, no próximo dia 9 de dezembro, para dar visibilidade às manifestações culturais realizadas por jovens que atuam pela valorização desses espaços populares. É a “Mostra Por Dentro da Cidade – a voz de crianças e adolescentes das comunidades populares do Rio de Janeiro Mostra Por Dentro da Cidade – a voz de crianças e adolescentes das comunidades populares do Rio de Janeiro”, evento que vai reunir cerca de 500 pessoas no Circo Voador, das 15h às 20h.
Promovido pela Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do UNICEF que visa garantir a qualidade de vida de crianças e adolescentes de comunidades populares do Rio de Janeiro, o evento tem o objetivo de colocar no centro das atenções as produções artísticas e culturais protagonizadas por adolescentes das comunidades populares que participam da Plataforma e promover a troca entre os grupos que atuam pela melhoria das políticas públicas e dos serviços voltados à criança e ao adolescente.
Com o evento, os grupos comunitários, denominados Grupos Articuladores Locais, desejam dar visibilidade ao trabalho de jovens produtores de cultura das comunidades do Rio de Janeiro. Serão 5 horas de manifestações culturais e artísticas produzidas por jovens, como apresentações de grupos comunitários de teatro, dança e música. Em paralelo às apresentações no picadeiro do Circo estarão acontecendo exposições de fotografia, artesanato, mostra de vídeos e oficina de grafite.
A mostra encerra o primeiro ano de atividades da Plataforma dos Centros Urbanos. Ao longo de 2009, os Grupos Articuladores Locais, integrados por lideranças, educadores, adolescentes e técnicos de serviços públicos, como escolas e unidades de saúde, mapearam recursos, fizeram um levantamento das demandas e prioridades de suas comunidades e realizaram fóruns comunitários.
Neste fim de ano, os GALs estão começando a elaborar planos de ação que pretendem desenvolver em estreita colaboração com as secretarias municipais de assistência social, educação e saúde com objetivo alcançar melhorias nas políticas públicas e nos serviços da área da infância e da adolescência em seus territórios.
O CEDAPS e a organização não-governamental Bem-TV são os parceiros técnicos do UNICEF na implementação da Plataforma.
Programação
15h – Apresentação Hino Nacional (diversidade regional) e Fina Batucada
15h30min – Boas Vindas
15h45min – Grupo de teatro do RAP da Saúde – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde
16h – Michelle Castro (MPB e bossa nova)
16h30min – Grupo de Teatro de Fantoche com crianças do Ciep Manoel Gomes Archer
16h45min – Grupo de Dança de Rua – Instituto L’Arte
17h – Grupo de Teatro História que eu Conto
17h20min – Coral do CiepTogo Renan Soares
17h40min – Grupo de Teatro do Ciep Burle Marx
18h – Banda Filhos da Nação
18h40min – APAFUNK
19h30min – Encerramento
16 às 20h –
Espaço alternativo
• Exibição de curtas
• Exposição dos Grupos Articuladores Locais
• Oficina de Grafite
Plataforma dos Centros Urbanos
Estimulada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a Plataforma nasce da preocupação com a situação das crianças e adolescentes que, nos centros urbanos brasileiros, enfrentam realidades que as colocam em situação de alta vulnerabilidade. Lançada pioneiramente no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Plataforma será, posteriormente, levada a outras grandes cidades do país.
No Rio de Janeiro participam da Plataforma cerca de 50 grupos comunitários, denominados Grupos Articuladores Locais (GAL), integrados por pelo menos duas organizações sociais ou grupos locais, dois serviços públicos que atendam crianças e adolescentes, dois grupos de adolescentes e dois grupos de livre escolha da comunidade.
Buscando contribuir para o cumprimento de metas da área da assistência social, saúde e educação e contando com o compromisso do prefeito Eduardo Paes, o UNICEF e seus parceiros promovem a articulação entre os GALs e as diferentes instâncias do poder público e da sociedade civil para que as metas sejam atingidas e que políticas públicas de qualidade cheguem às comunidades.
O prefeito Eduardo Paes assinou um termo de compromisso com a Plataforma se comprometendo a melhorar, até 2011, uma ampla gama de indicadores sociais da infância e adolescência.