A Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) é uma Articulação Nacional, fundada em 2005, composta por 216 organizações, associações, grupos e iniciativas de base comunitária que buscam melhorar o ambiente físico e a vida social, cultural e econômica de suas comunidades e a garantia de direitos.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Movimento “Cidades Saudáveis”, a RCS foi assim denominada por considerar a saúde como uma construção social (e pessoal) pautada pelo enfrentamento dos determinantes sociais da saúde e pela promoção da melhor qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.

O funcionamento da RCS é aberto, democrático e não institucionalizado. Funciona a partir de livre adesão a Carta de Princípios e compartilhamento de princípios comuns, que são:

  • Ser uma organização e/ou iniciativa localizada em favelas, periferias, quilombos e aldeias indígenas – territórios vulnerabilizados de cidades brasileiras, marcas concretas da desigualdade e cuja intervenção prioritária concorre para a redução das desigualdades, essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável;

  • Atuar em benefício coletivo e em especial para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável;

  • Ter compromisso com seus pares, vizinhos e familiares fortalecendo os laços de vizinhança e apoio social.

A RCS que no seu nascimento estava concentrada no Rio de Janeiro e municípios do entorno, vem se multiplicando e mobilizando organizações de base comunitária em diferentes estados brasileiros como: Goiás, Pará, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo e Bahia. 

O trabalho de mobilização e engajamento comunitário para a promoção da saúde e prevenção de doenças negligenciadas é realizado de forma autônoma pela organização/iniciativa de base comunitária. Esses grupos são representados por moradoras de comunidades (mulheres negras, em sua grande maioria), que buscam melhorar seu ambiente físico e a vida social, cultural e econômica, assumindo um papel ativo na solução dos principais problemas e na conquista dos direitos e bens sociais. São associações de mulheres, grupos culturais, esportivos, iniciativas individuais que atuam solidariamente, pelo enfrentamento coletivos dos problemas, pela busca da equidade e da qualidade de vida para todos.

O Centro de Promoção da Saúde apoia tecnicamente a RCS desde 2005, pelo, por meio da realização de oficinas e seminários de qualificação técnica da ação local, reuniões gerais e em comissões específicas para o desenvolvimento de propostas e metas da própria RCS e a participação em seminários externos, redes e fóruns visando a maior qualificação e incidência política das camadas populares. A organização atua como mobilizador, articulador, dinamizador e referência técnica assessorando e canalizando seus recursos, projetos e parcerias institucionais para associações integrantes da Rede Comunidades Saudáveis, sempre que possível.