Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the audier-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/wwceda/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids acontece em Magé – Cedaps

Notícias

I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids acontece em Magé

No dia 16 de dezembro, as entidades da Rede de Comunidades Saudáveis de Magé realizaram o I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids do município, no CIEP 128 – Magepe Mirim. O evento contou com a participação de, aproximadamente, 60 pessoas, dentre elas, lideranças comunitárias da Rede de Comunidades Saudáveis e de associações de bairros de Magé e profissionais de saúde e de educação.

A proposta do evento foi fortalecer e aumentar a visibilidade das ações positivas de prevenção das DST/Aids, organizadas pelas lideranças comunitárias e consolidar a articulação com o poder público, em especial com a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Iracy Maria (Codecim), “o poder público desconhece o nosso trabalho nas comunidades devido à falta de conversa, de aproximação”. Assim, na busca de maior integração, a programação das mesas foi composta por debates com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde – além da exposição de experiências e estratégias do trabalho de prevenção das DST/Aids nas comunidades. As discussões, porém, não puderam ser mais aprofundadas nem acordos firmados em virtude da pequena participação dos profissionais do serviço público no seminário.

A partir das discussões realizadas no seminário e nas próprias reuniões mensais da RCS Magé, foram definidas e encaminhadas algumas propostas à Secretaria de Saúde local:

• Criação de um fundo municipal para o trabalho de Prevenção às DST/aids;

• Financiamento municipal dentro da Secretaria de Saúde (Assessoria DST/Aids) específico para as instituições de base comunitária;

• Reconhecimento do trabalho voluntário das lideranças por parte do poder público;

• Elaboração e criação de materiais informativos e atividades sobre DST/Aids com a participação comunitária;

• Realização em conjunto (poder público e sociedade civil) de um seminário anual sobre a questão das DST/Aids.

Foram construídas, também, três propostas para o Conselho Municipal de Saúde para serem pautadas na discussão do Pacto de Gestão do SUS:

• Criação da comissão de DST/Aids e Co-infecções;

• Criação da comissão da saúde da população de mulheres negras de Magé;

• Mudança do regimento do Conselho de Saúde com o objetivo de abrir espaço para a participação da sociedade civil nas reuniões (atualmente, os participantes não têm direito à fala) e construção de um Conselho Paritário, com alternância anual de gestão.

O evento foi organizado pelas 12 instituições de base comunitária de Magé – Centro de Cultura Afro de Piabetá, Centro Comunitário Bem-Aventurado, Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia, Centro Social Maria Conga, Comitê Paz e Vida do Parque Estrela, Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador, Livre para Viver, Comitê Esforça–Te que Eu te Ajudarei, Comitê da Solidariedade do Fragoso, Força e Ação das Mulheres de Magé, Mapa Mundi e Ecologic Bike – com o apoio do CEDAPS, da Assessoria de DST/Aids de Magé, da Secretaria de Estado de Educação e da empresa Ampla.

O seminário se insere na proposta da Rede de Comunidades Saudáveis de mobilizar sociedade civil, governos e entidades privadas para apoiar o desenvolvimento de um plano local de ação para a promoção da saúde centrado em um território específico. Neste primeiro seminário, a perspectiva é fortalecer e dar mais visibilidade às ações locais de prevenção das DST/Aids. Outros temas de discussão responsáveis pela aglutinação das lideranças de Magé em suas reuniões mensais são a questão racial (com foco na mulher negra) e o trabalho com a juventude.

Uma outra atividade, possível por meio desta articulação regional em Magé, foi a participação, no dia 25 de novembro, na oficina “Cidades Protetoras da Vida”, movimento pelo “desenvolvimento de um novo modo de atenção para responder às necessidades sociais em saúde com a produção de equidade”. A proposta da RCS-Magé para 2007 é discutir o tema das cidades protetoras com toda a Rede e a adesão ou não à Rede Nacional de Cidades Protetoras da Vida, além de aprofundar questões sobre raça.
I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids

Local: CIEP 128 – Magepe Mirim

Endereço: Rua Almir Repani s/nº – Centro – Magé

Horário: 16 de dezembro de 2006 das 13h às 17h30