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Parceria entre Cedaps e IFNMG capacita professores para atuar na EJA

Em 2023, o Cedaps em parceria técnica com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus de Diamantina, apoiou a capacitação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) junto ao projeto NORTEJA. Nesta iniciativa, o Cedaps cooperou na formação de docentes para atuar  na EJA,  e disponibilizou o e-book “Sensibilidades e Afetos da Experiência Docente“, utilizado como referência para o curso que possuía a época 119 estudantes matriculados para desenvolverem seus planos de intervenção pedagógica na EJA.

Dos 119 participantes, 92 completaram o curso, e os seus planos de intervenção pedagógica resultaram na sistematização de 3 livros: “O Esperançar pedagógico para EJA: Planos de intervenção pedagógica para o Ensino Fundamental”, “O Esperançar pedagógico para EJA: Planos de intervenção pedagógica para o Ensino Médio”, e “O Esperançar pedagógico para EJA: Planos de intervenção pedagógica em Temas Transversais”.

Neste ano de 2024, o Cedaps em nova parceria técnica com o IFNMG, ampliou sua cooperação a todos os cursos oferecidos pelo projeto NORTEJA. Junto a nova oferta do Curso de Formação de Docentes para atuar na EJA, continuou  a disponibilizar o e-book “Sensibilidades e Afetos da Experiência Docente”, transferindo a metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais que tem sido  incorporada  pelos demais cursos do NORTEJA/IFNMG. A nova oferta de formação de professores para atuar na EJA, conta com 680 estudantes inscritos distribuídos pelo Brasil e no exterior. Os livros produzidos na primeira parceria também serão utilizados como referência para elaboração dos planos de intervenção pedagógica nesta nova oferta. 

O Cedaps tem como objetivo contribuir para a transformação da realidade educacional e a parceria com o IFNMG tem dado passos importantes na construção de cenários futuros mais promissores para a EJA.

Clique aqui e assista a aula inaugural de apresentação do “Curso de Formação Continuada para Atuação na EJA”.