Notícias

Seminário Elaboração Participativa de Ferramentas para a Construção de uma Escola de Todos – Oficina Práticas e Idéias em Debate I

O Cedaps realizou, nos dias 29 e 30 de junho, o Seminário Elaboração Participativa de ferramentas para a construção de uma Escola de Todos – Oficina, Práticas e Idéias em Debate IO projeto Escola de Todos busca oferecer ferramentas que representem mudanças práticas e substanciais no cotidiano escolar, considerando fundamental que professores, alunos, famílias e comunidades se tornem promotores de princípios e ações de inclusão e desenvolvimento, de um processo educativo baseado no diálogo e na construção coletiva do conhecimento em favor da inclusão, da saúde e da cidadania.

Acreditamos que a participação de alunos e professores nos diversos níveis do processo pedagógico e na vivência do cotidiano da escola pode contribuir de modo importante para o enfrentamento das grandes dificuldades e desafios vividos por todos os atores do universo escolar.

A meta prioritária do projeto Escola de Todos é a elaboração participativa de um conjunto de ferramentas que subsidiem e fortaleçam o estabelecimento de uma prática cotidiana escolar baseada na participação e nos princípios do desenvolvimento inclusivo.

A oficina Práticas e Idéias em Debate constituiu parte deste processo e destinou-se a promover uma reflexão coletiva a partir da apresentação de práticas existentes no Brasil e da sistematização de conteúdos já levantados pela pesquisa exploratória. Contou com a participação de 30 pessoas, entre elas, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Suzano (SP), da Secretaria Estadual de Educação RJ, de ONGs ligadas a questão da diversidade, inclusão e deficiência, e representantes das Escolas Promotoras de Saúde de Tocantis.

Na oficina foi formado o Comitê de Acompanhamento do Projeto, visando garantir que a metodologia de elaboração também esteja baseada nos princípios da participação de todos, visto que muitas experiências já estão em curso e muitas aprendizagens já foram geradas em diferentes partes do mundo.

Esperamos sistematizar, com a participação de especialistas em educação, saúde e desenvolvimento inclusivo, representantes de instituições governamentais e não governamentais, professores e alunos, um conjunto de recomendações a serem incorporadas ao Guia Escola de Todos.

Nesses dois dias o trabalho do grupo ficou pontuado nas apresentações das experiências seguidas de discussão, onde o debate teve enfoque para as possibilidades e estratégias que pudessem contribuir para o Guia Escola de Todos. O grupo participou demonstrando grande envolvimento e apropriação dos temas abordados, finalizando o encontro com a construção compartilhada de uma matriz de participação.

O encontro teve um clima de aprendizado e de descontração muito grande, onde os grupos trocaram experiências com o intuito de somar esforços. Na avaliação final, através de uma dinâmica, os participantes demonstraram muito prazer no encontro e esperança na força do grupo, as professoras se sentiram reanimadas e os alunos pontuaram o valor que o respeito pelo outro teve nessa reunião, pois apesar de diversos pontos de vistas e análises, todos foram ouvidos e puderam contribuir.

Lista de Participantes:

CVI-Centro de Vida Independente – Lilia Pinto Martins
FUNARTE – Rita Maria
Consultoria Ministério da Saúde (EPS – RJ) – Aline Bressan
Adolescentro Paulo Freire SMS/RJ – Milena Souza de Andrade
FUNLAR (RJ) – Amarildo Gomes
Acercando el mundo (UNICEF) – Eneko Etxebarrieta
Miyuki Okabe
Professoras (RJ)

CIEP Posseiro Mario Vaz (PCRJ) – Margarete Ap. dos Santos Rodrigues Bandeira
Escola Municipal Gil Vicente – Eneida Trovão
Escola Municipal Levy Miranda – Terezinha Rocha
Escola Municipal Prof. Lourenço Filho – Lucy Garrana
Escola Municipal Isaías Alves – Mara Lúcia
Alunos (RJ)

Escola Municipal Prof. Lourenço Filho – Thomaz Santos (NAM)
CIEP 183 João Vitta – Marisa Cristina S .da Costa (Vila Paciência)
CIEP 183 João Vitta – David dos Santos Oliveira
IPCG – Marcella Lima dos Santos
Mauro Gomes
Alexandra
Apresentação

CVI-Centro de Vida Independente – Renata Carvalho
Adolescentro Paulo Freire SMS/RJ – Dilma Cupti de Medeiros
Escolas Promotoras de Saúde-SESAU (Tocantins) – Regiane Rezende
SME – Marcia Vinchon
Prefeitura Suzano – SP/Secretaria de Educação – Kátia Aparecida Cibas
Liliane Garcez
Paula Regina Cursino de França
Anderson Antonio Vidal
Rede Saci (SP) – Marta Gil
Saúde e Prevenção nas Escolas – GT – Maria Cecília
Nova América (RJ) – Marilena Varejão Guersola