Notícias

CEDAPS recebe missão da sociedade civil do Cazaquistão em visita de cooperação técnica sobre HIV/Aids

O CEDAPS recebeu, no dia 11 de março, a visita de representantes de organizações do Cazaquistão com o objetivo de trocar experiências sobre as ações da sociedade civil na resposta à Aids. O Grupo Conexão G, integrante da Rede de Comunidades Saudáveis, também participou do encontro e apresentou sua atuação no campo da prevenção das DST/Aids e direitos humanos voltada à população LGBT da comunidade da Nova Holanda (Maré).

O encontro no CEDAPS se inseriu em uma agenda de atividades de cooperação técnica entre o Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV/Aids do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e entidades da sociedade civil do Cazaquistão, com os objetivos de: i – permitir que os representantes destas entidades conhecessem algumas das políticas e atividades que compõem a resposta brasileira à aids (principalmente no que diz respeito à parceria entre sociedade civil e governo, prevenção entre homens que fazem sexo com homens e prevenção para profissionais do sexo) e ii – definir linhas de cooperação técnica para fortalecer a luta contra a aids no Cazaquistão.

A visita, como um todo, aconteceu de 8 a 12 de março e envolveu atividades em Brasília e no Rio de Janeiro, onde a missão da sociedade civil do Cazaquistão foi acompanhada por Barbara Graner, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. No Rio, a delegação formada por Irina Savtchenko (coordenadora do UNAIDS no Cazaquistão), Nurali Amanzholov (presidente da União de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Cazaquistão), Sergey Skakunov (presidente da organização ADALI) e Tatyana Rodina (presidente da Kazakhstan Association Working in the HIV/AIDS and drugs addiction field) realizou ainda encontros com representantes da ABIA, Gerência de DST, Aids Sangue e Hemoderivados/Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, Davida e Grupo Arco Íris.

Em 2007, também em um processo de cooperação técnica internacional em HIV/Aids, o CEDAPS recebeu organizações da sociedade civil do Peru.

Publicada em 17-03-2010