Notícias

RCS: um 2009 marcado por reflexões, movimento e cuidados

Para a Rede de Comunidades Saudáveis o ano de 2009 foi marcado por muito trabalho, mas também por momentos de reflexão sobre a ação e de autocuidado a fim de fortalecer a atuação coletiva pela promoção da saúde nas comunidades populares. Se dezembro é o mês tradicional das retrospectivas, aproveitamos para fazer um breve balanço das atividades da Rede durante este ano.

De fevereiro a dezembro, foram realizados 11 encontros: sete reuniões ampliadas, três encontros de formação (temas: atenção básica; orçamento participativo e Plano Diretor; anemia falciforme) e uma atividade integrativa (Cuidando da Rede).

Além disso, a Rede participou, durante todo o ano, de eventos e espaços de articulação, como fóruns e comissões. Em fevereiro, as lideranças estiveram no lançamento da campanha de carnaval – “Bloco da Mulher Madura” – na Cidade do Samba e realizaram ações de prevenção das DST/Aids, no Bloco dos Bancários. A parceria da Rede e do CEDAPS com Sindicato dos Bancários completou dez anos em 2009.

Ainda no primeiro semestre, a Rede participou do seminário Stop TB Partnership; da oficina “Reafirmando identidades: a importância do quesito cor na saúde” – desenvolvida em parceria com Benilda Brito, do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte; e ainda de uma oficina sobre prevenção de acidentes com crianças, uma parceria da Rede com a ONG Safe Kids Brasil. Em maio, a Rede realizou um Fórum Popular de Educação e formou uma comissão para discutir sua participação nas etapas municipal e estadual da Conferência Nacional de Educação.

Em agosto, a RCS participou de uma audiência pública e do Encontro Comunitário sobre Tuberculose (dez lideranças da Rede integram o Fórum Estadual de ONG no combate à Tuberculose). Também foram realizadas articulações com o Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, o que gerou a participação de dois encontros da Celebração da Saúde e da Cidadania.

Em setembro, as associações da Rede que integram o Fórum de ONG/Aids do estado do Rio de Janeiro participaram do Encontro Regional de ONG/Aids (ERONG), em Ribeirão Preto (SP). Essas lideranças participam do Grupo de Trabalho sobre Aids e Comunidades/Movimentos Populares do Fórum e elaboraram propostas para o fortalecimento do trabalho de prevenção da Aids em comunidades. No dia 7 de setembro, algumas lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis participaram ainda da 15ª edição do Grito dos Excluídos, que teve o tema “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular!”.

No mês de outubro, aconteceu o I Fórum de Educação Jurídica Popular da Rede de Comunidades Saudáveis, que reuniu 39 participantes para discutir a democratização do acesso à justiça e a busca pela garantia de direitos em comunidades populares do Rio de Janeiro.

A última reunião da RCS, em novembro, abordou os temas “terapia comunitária” e “anemia falciforme”. No mesmo mês, as lideranças que estiveram no ERONG participaram do Encontro Nacional de ONG/Aids (ENONG), a fim de continuar discutindo estas e outras questões relacionadas ao enfrentamento da epidemia de Aids no país.

Cuidando da Rede

No dia 02 de dezembro, a “pauta” do encontro mensal da Rede foi o autocuidado. Promovido pelo CEDAPS para as lideranças participantes da Rede de Comunidades Saudáveis, o evento reuniu cerca de 100 pessoas, na Fazenda Tucano, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). Além das opções de lazer local – piscinas, rio e cachoeira -, as lideranças na RCS participaram de atividades oferecidas pelo Programa de Práticas Integrativas e Complementares, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro: reflexologia podal, alongamento, caminhada e oficina sobre plantas medicinais.

Em 2009, foram promovidos três encontros de adesão à Rede de Comunidades Saudáveis – que abordaram o tema promoção da saúde, comunidades saudáveis, critérios de participação na Rede – e 14 novos participantes efetivaram sua entrada na RCS. As comissões temáticas da Rede promoveram 13 encontros: nove realizados pela Comissão de Saúde da População Negra e quatro pela Comissão de Educação.

Veja mais fotos do “Cuidando da Rede” no blog da Rede de Comunidades Saudáveis.

 

 

 

Publicado em 16-12-09