Notícias

Comissão SPN/RCS avalia ações realizadas em 2008

A primeira reunião de 2009 da Comissão Saúde da População Negra da Rede de Comunidades Saudáveis (Comissão SPN/RCS) aconteceu, no dia 04 de março, das 14h às 16h30, no CEDAPS. Um dos principais objetivos da reunião foi avaliar as ações realizadas em 2008 pela Comissão.

No encontro, que reuniu lideranças de oito organizações, os participantes responderam um questionário avaliativo e também expuseram sugestões de trabalhos para o ano de 2009. Ao final, os presentes assistiram o vídeo do “I Encontro sobre Saúde da População Negra para Comunidades Populares”, realizado em novembro de 2008 pela Comissão SPN/RCS, em parceria com o CEDAPS, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – Cedim.

Atividades de 2008

“I Encontro Saúde da População Negra para Comunidades Populares” – reuniu cerca de 100 pessoas, no dia 19 de novembro, e contou com palestras, desfiles e apresentação de dança afro.

• Oficinas de formação de lideranças comunitárias: “Distinguindo racismo, preconceito e discriminação” (com exibição e debate sobre o filme “Quando o crioulo dança”); “ O que é ser negro no Brasil? Conhecendo o passado para entender o presente – troca de experiências, dados e história da população negra brasileira”; e oficina sobre a Lei 10639 (sobre a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas).

• Reunião, no dia 11 de setembro, com gestores de igualdade racial de municípios fluminenses, membros dos Conselhos dos Direitos do Negro e Conselhos de Saúde municipais e estaduais, além de representantes da sociedade civil. O encontro teve como objetivo discutir propostas para o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra (27 de outubro) e para o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

• Oito reuniões ordinárias para discussão de temas de interesse do grupo.

 

Publicada em 15-04-09