Notícias

CEDAPS e Unicef apresentam pesquisa “Ser criança e adolescente no Rio de Janeiro”

Será realizada, no dia 17 de dezembro, a apresentação dos resultados da pesquisa “Ser Criança e Adolescente no Rio de Janeiro – A vida na cidade vista por adolescentes de comunidades populares do Complexo do Alemão, Santa Cruz e Copacabana/Leme”. A apresentação será no Cine Odeon, centro do Rio de Janeiro, às 17 horas.

Coordenada pelo CEDAPS em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e realizada durante o segundo semestre de 2007, a pesquisa teve a proposta de conhecer, valorizar e compartilhar o “olhar do adolescente” sobre temas como saúde, educação, transporte, relação com a família, entre outros. Desde a preparação das perguntas ao trabalho de campo e à avaliação das respostas e elaboração das recomendações para a garantia de seus direitos, a pesquisa contou com a participação dos adolescentes pesquisadores do Complexo do Alemão, Santa Cruz e Copacabana/Leme.

No evento, promovido pelo Unicef com o apoio do CEDAPS, meninas e meninos pesquisadores conversarão com a platéia e com a apresentadora Regina Casé sobre a participação na pesquisa, como vivem e percebem a cidade e a comunidade em que moram e sobre sua infância e adolescência. Além de jovens e adolescentes de comunidades populares, a expectativa é que a apresentação reúna ainda cerca de 300 pessoas ligadas à área da infância e adolescência.

“Com a divulgação pública desses resultados, pretendemos colocar as crianças e adolescentes das comunidades populares no centro das atenções da cidade e abrir espaço para cidadãos que, apesar de ainda muito jovens, têm importantes contribuições a dar para a solução dos problemas da cidade”, diz Luciana Phebo, coordenadora do Escritório do Unicef para o Rio de Janeiro. “Este é também o objetivo da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa que o Fundo das Nações Unidas para a Infância pretende lançar, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, durante o primeiro semestre de 2009”, completa. Um termo de compromisso com as metas da Plataforma foi assinado pelo futuro prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A pesquisa está disponível em uma versão em CD-ROM e uma versão impressa, que também será acessada através do CD. Há uma versão para cada uma das três áreas estudadas e uma outra com informações sobre os três territórios visitados e também um estudo comparativo.

O Cine Odeon fica na Praça Mahatma Gandhi, 2, na Cinelândia.

 

Com informações do Unicef e CEDAPS

 

Matéria relacionada:
Unicef apresenta Plataforma dos Centros Urbanos para RCS

Publicado em 16-12-08