Notícias

RCS organiza Fórum Popular de Educação

Na reunião da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) do dia 06 de maio, acontecerá o Fórum Popular de Educação, com o objetivo de debater propostas para as etapas preparatórias da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em abril de 2010. Em seu encontro mensal, lideranças da Rede e irão conhecer e discutir os eixos da Conferência e identificar questões relacionadas à violação do direito à educação nas comunidades e bairros de periferia. Os participantes também levantarão as boas iniciativas deste campo que já vem sendo desenvolvidas nas e pelas comunidades.

As lideranças convidaram ainda um(a) adolescente de cada comunidade para que possam dar sua própria visão sobre a temática. Os participantes terão acesso a um glossário com termos e legislações ligadas à área da educação e a um documento sobre o contexto de realização da Conferência Nacional e sobre os eixos básicos de discussão. Serão apresentadas ainda as etapas preparatórias – Conferências Municipais e Estadual de Educação – da Conae.

A realização do Fórum Popular de Educação da Rede de Comunidades Saudáveis se insere na proposta de mobilização social para construir um espaço coletivo de reflexão sobre a educação em nosso país. Relaciona-se também às ações realizadas pelos Educadores Jurídicos Populares da RCS, que têm se envolvido em iniciativas pela garantia do direito à educação e em denúncias contra as violações deste direito fundamental.

O Fórum Popular de Educação acontece no auditório da Cruz Vermelha (na Praça da Cruz Vermelha, nº 10), no centro do Rio de Janeiro, das 9h às 13h30min.

 

Publicada em 05-05-09