Notícias

Inscrições para a Plataforma dos Centros Urbanos estão abertas no Rio de Janeiro e São Paulo

Terminam no dia 13 de março as inscrições para a Plataforma do
Unicef
para os Centros Urbanos. Até esta data, lideranças comunitárias, gestores públicos e todos aqueles que atuam na área da infância e adolescência residentes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro poderão enviar suas inscrições para participar da Plataforma, uma iniciativa do Unicef, que pretende promover ações em prol das crianças e adolescentes de comunidades populares destas duas cidades. No Rio de Janeiro, o CEDAPS é parceiro do Unicef nesta iniciativa.

Para se inscrever na Plataforma, basta ter algum vínculo ou interesse com a causa da infância e adolescência e mobilizar instituições e pessoas do seu entorno para formarem o Grupo Articulador Local (GAL), que têm a função de organizar as atividades da Plataforma nas comunidades. O GAL também irá fazer o levantamento das necessidades do seu território, participar de capacitações e registrar os resultados alcançados pelas ações da Plataforma.

Entre os representantes que devem integrar o GAL, além de grupos comunitários locais, estão as instituições do poder público ligadas à educação, saúde, assistência social ou outras áreas e, principalmente, os adolescentes. Estes formarão os Grupos de Adolescentes Comunicadores, que serão capacitados para desenvolver ações e produtos de comunicação para divulgar as ações da Plataforma. Eles também vão apoiar o GAL na realização de pesquisas e mapeamentos de suas comunidades.

Ao final do ciclo da Plataforma, que tem a duração de três anos e será lançada oficialmente em maio, as comunidades participantes receberão uma certificação do Unicef pela contribuição no índice de desenvolvimento do seu território. Após os três anos iniciais, um novo ciclo da Plataforma recomeça.

Com informações do Unicef.

Matérias relacionadas:

Evento no Rio mobiliza jovens para Plataforma dos Centros Urbanos

 

Publicada em 05-03-2009