Notícias

Conheça o projeto Megafone na Escola

O CEDAPS é parceiro do projeto Megafone da escola: a voz do Ensino Fundamental 2, que tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as questões relacionadas ao segundo segmento do Ensino Fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro e gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas para este segmento.No projeto, idealizado pelo Instituto Desiderata, 120 adolescentes de 8º e 9º anos foram capacitados para entrevistar 2.400 alunos/as de 6º e 7º anos de 40 escolas municipais, para ouvir a opinião dos/as colegas sobre a escola, as aulas, a qualidade do ensino e também sugestões para melhorar o aprendizado, entre outros temas. Foram ouvidos/as ainda pela pesquisa professores/professoras e diretores/diretoras das escolas.
O CEDAPS atuou na capacitação e coordenação do trabalho de campo dos/as alunos/as pesquisadores/as. O projeto teve ainda como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Paulo Montenegro (que elaborou a metodologia participativa da pesquisa) e uma equipe de pesquisadores da PUC-Rio (que fez o acompanhamento pedagógico do processo).

A próxima etapa do projeto será a devolução dos resultados da pesquisa nas escolas participantes e também para os diretores de todas as escolas de segundo segmento da rede.

Mais informações no blog do projeto:
http://megafonenaescola.blogspot.com

 

Publicado em 19-08-2010