Notícias

Gestor Estadual do Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) realiza encontro com municípios da Região Metropolitana I e II

O Grupo Gestor Estadual (GGE) do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) realizou um encontro com municípios da Região Metropolitana I e II do Rio de Janeiro. O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, no Centro do Rio, e contou com a presença de adolescentes e jovens, profissionais de educação, profissionais de saúde e membros de organizações não governamentais. Todos esses atores desenvolvem ações de prevenção das DST/HIV-Aids nas escolas e estão sempre buscando ferramentas e estratégias que facilitem a abordagem sobre temas ligados à prevenção em seus territórios.

O GGE, conhecedor dessa realidade, planejou o evento no intuito de criar um ambiente de encontro, troca e planejamento coletivo entre os participantes. Seus objetivos foram: fortalecer ações intersetoriais (saúde e educação) para a promoção da saúde dos adolescentes e jovens no contexto escolar e compartilhar metodologias participativas para o desenvolvimento de ações continuadas de promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos no contexto escolar.

A idéia principal era utilizar materiais do SPE e agregar dinâmicas e materiais de instituições que compõem o GGE e contribuem para o fortalecimento das ações de prevenção e inclusão nas escolas. O CEDAPS contribuiu com o Jogo Caminhos da Inclusão que é um instrumento lúdico para discutir temas sobre diversidade, participação, ser adolescente e outros. O jogo foi avaliado como uma possibilidade de pausa na rotina da escola ou da unidade de saúde. Uma pausa para refletirmos sobre as práticas, os comportamentos e preconceitos de cada um. “Um momento olho no olho, que é tão difícil no nosso cotidiano. Não temos tempo de conhecer de verdade as pessoas no contexto que trabalhamos, o que ela pensa e como reage a determinada situação”, afirmou a diretora de uma escola estadual.

Foram dois dias de muitas dinâmicas, jogos, debates, apresentação de experiências exitosas, vídeos, discussão de conceitos e temas ligados ao SPE e construção coletiva de ações de promoção da saúde e prevenção das DST/Aids nas escolas públicas. Tudo isso com uma média de 80 participantes cheios de vontade de aprender mais e trocar experiências.

O GGE reforçou a necessidade de ter mais jovens como participantes ativos do grupo, e duas jovens do RJ se dispuseram a participar das reuniões. O próximo encontro será nos dias 25 e 26 de agosto, em Volta Redonda, com participantes de 12 municípios da Região do Médio Paraíba.

O CEDAPS integra o Grupo Gestor Estadual (GGE) do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2006.

Publicada em 16-08-2010