Notícias

RCS participa do Grupo de Trabalho de Combate à Dengue no Rio

A Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) está participando do grupo de trabalho convocado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)/Ministério da Saúde para enfrentamento e controle da epidemia de dengue no município do Rio de Janeiro.

O objetivo do grupo é pensar estratégias de emergência e de longo prazo para o combate à dengue em comunidades populares cariocas. Para Fransérgio Goulart, do CEDAPS, a importância de criar o grupo de trabalho está em ouvir as lideranças comunitárias e entendê-las como um recurso comunitário no enfrentamento da dengue:

“Há informação sobre a doença, o que está faltando é transmiti-la de forma que os moradores desses locais compreendam. A abordagem feita por essas lideranças pode ser o diferencial no controle da epidemia”, disse.

A primeira reunião do grupo – composto por gestores do nível federal e municipal, lideranças comunitárias da RCS, Fóruns de ONGs/Aids e de ONGs no Combate à Tuberculose do estado do Rio de Janeiro, CEDAPS, Viva Rio, Grupo Água Viva, Liga das Escolas de Samba (Liesa), Bemfam, conselheiros e agentes comunitários de saúde – aconteceu no dia 04 de março de 2008.

As organizações da RCS que estão participando do grupo de trabalho são: Centro Social Raiz e Vida (Vila Isabel), Conexão G (Maré), Movimento de Mulheres do Parque Horácio (Benfica), Centro Social Cultural Tatiane Lima (Batam, Realengo), Centro de Apoio Social do Mato Alto (Praça Seca), PROA (Morro dos Prazeres, Santa Teresa) e Comitê da Solidariedade Tia Luluzinha.

Outras informações pelo e-mail fransergio@cedaps.org.br

 

Publicado em 18-03-08