Notícias

RCS participa de oficina sobre violência intra-familiar

Vinte e dois integrantes da RCS participaram da oficina sobre violência intra-Familiar, realizada pelo Instituto NOOS à convite do CEDAPS. A atividade está inserida no processo de capacitação da RCS que visa incentivar a intervenção qualificada das lideranças nas políticas públicas. As oficinas ocorreram nos dias 10 e 23 de maio com grupos distintos de lideranças.

A principal temática discutida nos grupos foi a violência sexual, por ser considerada pelas lideranças como um dos grandes problemas das comunidades, nas quais as principais vítimas são mulheres jovens. Ao falar sobre as suas impressões em relação à oficina, Eliane Elene – do Centro Social e Cultural Plantar para Crescer (em Inhoaíba, zona oeste do Rio) – disse “hoje saio daqui sabendo que violência sexual é uma violência de gênero”.

Já para Antonio dos Anjos (do Gafrobá, em Belford Roxo), “esta discussão tem que começar a ser feita dentro das famílias, com a divisão igualitária das tarefas domésticas. Homem também tm que lavar, passar e fazer comida…” Soly Lopes, da comunidade de Rio das Pedras, também localizada na zona oeste do Rio, colocou que “Por mais que falemos que a mulher está tendo e conseguindo cada vez mais direitos em nossa sociedade, a desigualdade entre homens e mulheres é evidente e clara”.

Como não foi possível a participação de toda a RCS nesta discussão, as lideranças se comprometeram a apresentar os conteúdos debatidos na próxima reunião da Rede, no dia 06 de junho.

(Publicada em 05-06-2007)