Notícias

RCS participa da Bienal das Favelas no Circo Voador

Dos dias 19 a 22 de julho, o Núcleo Comunitário de Prevenção das DST/HIV/Aids e Promoção e Saúde do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, participou da segunda edição da Bienal de Favelas do Circo Voador com a distribuição de preservativos e esclarecimento sobre as DST/Aids.

Além da organização da feirinha de artesanato da bienal ter sido feita pela Zoraide Gomes (Cris dos Prazeres), o Núcleo dos Prazeres foi responsável também pela realização de um camelô educativo no dia 20 de julho, que contou com a ação das Agentes de Prevenção Mariana, Ana Paula e Janice.

Mariana relata a ação de prevenção na Bienal de Favelas: “No começo do dia, não tivemos muita visitação, mas, quando anoiteceu, colocamos à mostra nossas “melhores” fotos de DST. Quando as pessoas paravam e viam as fotos, ficavam com cara de nojo e faziam as piores caretas possíveis.

Aproveitávamos essa reprovação e falávamos com eles. Dizíamos que não era montagem de computador, que era real. Claro que a doença ali mostrada estava numa fase muito avançada e que quase todas as DSTs têm cura, é só procurar um serviço de saúde e continuar com o tratamento até o final”, contou ela.

A Agente de Prevenção continua: “Em todos os dias tivemos um bom público, foi ótimo para fazermos a propaganda do nosso grupo, pois, com nossa simpatia, conseguíamos fazer a pessoa mais fechada sorrir. Além de mostrar pra elas o que pode acontecer se não usar o preservativo, contrair a doença e não fazer o tratamento. Todos gostam de prazer, mas é preciso se prevenir!”.

A Associação de Mulheres e Amigos do Morro do Urubu (Amamu) também participou da Bienal com a venda de bijuterias e bolsas.

Por Mariana Gomes – Agente do Núcleo Comunitário de Prevenção e CEDAPS