Notícias

RCS – Magé realiza I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids

No dia 16 de dezembro, as entidades da Rede de Comunidades Saudáveis de Magé realizaram o I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids do município, no CIEP 128 – Magepe Mirim. O evento contou com a participação de, aproximadamente, 60 pessoas, dentre elas, lideranças comunitárias da Rede de Comunidades Saudáveis e de associações de bairros de Magé, Roberto Pereira, representando o Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro e profissionais de saúde e de educação.

A proposta do evento foi fortalecer e aumentar a visibilidade das ações positivas de prevenção das DST/Aids, organizadas pelas lideranças comunitárias e consolidar a articulação com o poder público, em especial com a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Iracy Maria (Codecim), “o poder público desconhece o nosso trabalho nas comunidades devido à falta de conversa, de aproximação”. Assim, na busca de maior integração, a programação das mesas foi composta por debates com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde – além da exposição de experiências e estratégias do trabalho de prevenção das DST/Aids nas comunidades. As discussões, porém, não puderam ser mais aprofundadas nem acordos firmados em virtude da pequena participação dos profissionais do serviço público no seminário.

A partir das discussões realizadas no seminário e nas próprias reuniões mensais da RCS Magé, foram definidas e encaminhadas algumas propostas à Secretaria de Saúde local:

Criação de um fundo municipal para o trabalho de Prevenção às DST/aids;
Financiamento municipal dentro da Secretaria de Saúde (Assessoria DST/Aids) específico para as instituições de base comunitária;
Reconhecimento do trabalho voluntário das lideranças por parte do poder público;
Elaboração e criação de materiais informativos e atividades sobre DST/Aids com a participação comunitária;
Realização em conjunto (poder público e sociedade civil) de um seminário anual sobre a questão das DST/Aids.
Foram construídas, também, três propostas para o Conselho Municipal de Saúde para serem pautadas na discussão do Pacto de Gestão do SUS:

Criação da comissão de DST/Aids e Co-infecções;
Criação da comissão da saúde da população de mulheres negras de Magé;
Mudança do regimento do Conselho de Saúde com o objetivo de abrir espaço para a participação da sociedade civil nas reuniões (atualmente, os participantes não têm direito à fala) e construção de um Conselho Paritário, com alternância anual de gestão.
O evento foi organizado pelas 12 instituições de base comunitária de Magé – Centro de Cultura Afro de Piabetá, Centro Comunitário Bem-Aventurado, Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia, Centro Social Maria Conga, Comitê Paz e Vida do Parque Estrela, Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador, Livre para Viver, Comitê Esforça–Te que Eu te Ajudarei, Comitê da Solidariedade do Fragoso, Força e Ação das Mulheres de Magé, Mapa Mundi e Ecologic Bike – com o apoio do CEDAPS, da Assessoria de DST/Aids de Magé, da Secretaria de Estado de Educação e da empresa Ampla.

O seminário se insere na proposta da Rede de Comunidades Saudáveis de mobilizar sociedade civil, governos e entidades privadas para apoiar o desenvolvimento de um plano local de ação para a promoção da saúde centrado em um território específico. Neste primeiro seminário, a perspectiva foi fortalecer e dar mais visibilidade às ações locais de prevenção das DST/Aids. Outros temas de discussão responsáveis pela aglutinação das lideranças de Magé em suas reuniões mensais são a questão racial (com foco na mulher negra) e o trabalho com a juventude.

Uma atividade que foi possível por meio desta articulação regional em Magé, foi a participação, no dia 25 de novembro, na oficina “Cidades Protetoras da Vida”, movimento pelo “desenvolvimento de um novo modo de atenção para responder às necessidades sociais em saúde com a produção de equidade”. A proposta da RCS-Magé para 2007 é discutir o tema das cidades protetoras com toda a Rede e a adesão ou não à Rede Nacional de Cidades Protetoras da Vida, além de aprofundar questões sobre raça.

I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids
Local: CIEP 128 – Magepe Mirim
Endereço: Rua Almir Repani s/nº – Centro – Magé
Horário: 16 de dezembro de 2006 das 13h às 17h30