Notícias

Magé vai realizar I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids

As entidades da Rede de Comunidades Saudáveis localizadas em Magé realizarão, no dia 16 de dezembro, o I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids do município. O seminário visa fortalecer e dar mais visibilidade às ações de prevenção das DST/Aids desenvolvidas na localidade e é uma iniciativa de 12 instituições de base comunitária: Centro de Cultura Afro de Piabetá, Centro Comunitário Bem-Aventurado, Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia, Centro Social Maria Conga, Comitê Paz e Vida do Parque Estrela, Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador, Livre para Viver, Comitê Esforça–Te que Eu te Ajudarei, Comitê da Solidariedade do Fragoso, Força e Ação das Mulheres de Magé, Mapa Mundi e Ecologic Bike. O evento conta também com o apoio do CEDAPS, da Assessoria de DST/Aids de Magé, da Secretaria de Estado de Educação e da empresa Ampla.

A programação será composta por mesas temáticas com a exposição de relatos de experiências, debates, apresentação de vídeos e cartazes sobre o trabalho comunitário, além de Grupos de Trabalho para aprofundamento das discussões sobre as possibilidades da articulação entre os agentes comunitários de prevenção e o poder público e a formação de redes de parcerias como estratégia para o fortalecimento do trabalho.

O seminário está inserido na proposta da Rede de Comunidades Saudáveis de mobilizar sociedade civil, governos e entidades privadas para apoiar o desenvolvimento de um plano local de ação para a promoção da saúde centrado em um território específico. Neste primeiro seminário, a perspectiva é fortalecer e dar mais visibilidade às ações locais de prevenção das DST/Aids. Outros temas de discussão responsáveis pela aglutinação das lideranças de Magé em suas reuniões mensais são a questão racial (com foco na mulher negra) e o trabalho com a juventude.

Uma outra atividade, possível por meio desta articulação regional em Magé, foi a participação, no dia 25 de novembro, na oficina “Cidades Protetoras da Vida”, movimento pelo “desenvolvimento de um novo modo de atenção para responder às necessidades sociais em saúde com a produção de equidade”. A proposta da RCS-Magé para 2007 é discutir o tema das cidades protetoras com toda a Rede e a adesão ou não à Rede Nacional de Cidades Protetoras da Vida, além de aprofundar questões sobre raça.
I Seminário de Comunidades e Prevenção das DST/Aids

Local: CIEP 128 – Magepe Mirim

Endereço: Rua Almir Repani s/nº – Centro – Magé

Horário: 13h às 17h30