Notícias

RCS elabora propostas no ERONG Sudeste

Sete lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis participaram de 06 a 08 de julho, em Juiz de Fora – MG, do III Encontro Regional de Ongs/Aids do Sudeste (ERONG). O Encontro teve como objetivo principal elaborar e deliberar propostas para o Encontro Nacional de Ongs/Aids (ENONG), que será realizado em setembro em Goiânia (GO).

A Rede de Comunidades Saudáveis foi representada por lideranças da cidade do Rio de Janeiro (Carmem Lúcia/Casmma, Sônia Regina/Amamu, Maria das Graças/Assoc. Moradores da Rua Sta. Anastácia, Eliane Lima/Centro Social Tatiane Lima), de São João de Meriti (Roberval Telles/Cerac), de Magé (Iracy Maria/Codecim) e de Mesquita (Tânia Alexandre/Amepa).

No encontro, as lideranças contribuíram para a elaboração de propostas de interesse do coletivo da RCS, tratando do reconhecimento da especificidade do trabalho de prevenção das DST/Aids em comunidades. Aprovadas pela plenária do ERONG, as propostas seguem agora para serem discutidas e votadas no ENONG.

Conheça as propostas:

  • Fortalecimento, implantação e discussão de ações de prevenção das DST/Aids específicas para comunidades em situação de pobreza e vulnerabilidade social (favelas e bairros de periferia), utilizando-se as potencialidades das organizações comunitárias e seus agentes locais de promoção da saúde;
  • Reconhecimento do território comunitário, como um espaço que engloba diversos segmentos: mulheres, jovens, GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros), dentre outros. Neste sentido, se torna imprescindível a distribuição de insumos – como gel, preservativos femininos – nestes locais.
Publicado em 31-07-07