Notícias

RCS e CEDAPS participam da Celebração da Saúde e Cidadania

No dia 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, organizações não-governamentais e instituições localizadas na Área de Planejamento 1.0, realizam mais uma “Celebração da Saúde e da Cidadania”. O evento – uma experiência que busca unir a linguagem da saúde e da cultura, a partir da perspectiva da promoção da saúde – acontecerá das 14 às 16 horas, na Praça Tiradentes, no centro do Rio. O CEDAPS e a Rede de Comunidades Saudáveis estarão presentes ao evento.

Um dos objetivos da Celebração é refletir a saúde como uma construção social e fortalecer a ideia de que a participação de toda a sociedade, e não apenas da área médica, é o caminho para encontrar novas e criativas soluções para promover a saúde – com arte, teatro, cultura, música, celebrando a vida. Para Vitor Pordeus, coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde/SMSDC – núcleo responsável pela idealização desta celebração -, o mote principal do trabalho é “todos podem ser artistas, cientistas e cidadãos”. A Celebração da Saúde e da Cidadania já visitou outros bairros da cidade.

Participação da Rede e dos GALs

Lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis e integrantes da equipe do CEDAPS também estarão na Celebração da Saúde na Praça Tiradentes. Participantes do projeto “Iniciativa Territorial para Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva em Comunidades Populares” – desenvolvido em parceria com instituições comunitárias do Complexo do Alemão e da Penha, com o apoio financeiro da Fundação Ford – organizarão um camelô educativo com informações sobre DST/Aids, tuberculose e saúde sexual e reprodutiva. Antonio Sacramento (Gafrobá/Belford Roxo) encenará o “homem-camisinha”. Kakau Moraes (Precvida/Rio das Pedras) participará do desfile organizado pela Daspu, a grife de prostitutas criada pelo grupo Davida.

Na Celebração da Saúde e da Cidadania, sete Grupos Articuladores Locais apresentarão a
Plataforma dos Centros Urbanos
e debaterão os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Os adolescentes comunicadores dos GALs farão a cobertura jornalística do evento.

Publicada em 24-08-09