Notícias

Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião atua aprimorando a educação

Desde 2010, o CEDAPS estabeleceu parceria com o Instituto Paulo Montenegro e com a ONG Ação Educativa para que fosse possível a implementação do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião –NEPSO. Ele vem sendo aplicado no Brasil e outros países desde 2000 e trata-se de um programa que utiliza a pesquisa de opinião como instrumento pedagógico para o aprimoramento das ações nas escolas.
Através de atividades pedagógicas centradas em professores e alunos, envolvendo a comunidade escolar e favorecendo o protagonismo, o aluno acaba sendo autor do seu próprio aprendizado. O NEPSO possibilita que todos os envolvidos se envolvam no processo de construção do conhecimento sobre determinado tema, utiliza pesquisas a fontes já existentes, hipóteses investigativas, e aplicação e análise de fontes primárias a partir das pesquisas de opinião realizadas.

Em 2011 foi formalizada a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Educação de Rio Bonito, a fim de disseminar a experiência no município. Atualmente, o projeto conta com a participação de 10 professores: nove do município de Rio Bonito e uma da comunidade Cidade de Deus no município do Rio de Janeiro.

Durante a fase de levantamento dos temas mais relevantes, a sexualidade surgiu como mais citado.


Veja mais sobre as pesquisas educativas em curso no nosso blog.