Notícias

Projeto Ciclo Saúde inicia atividades em Itabira (MG)

O projeto Ciclo Saúde expande sua área de atuação e chega ao município mineiro de Itabira. Nos dias 19 e 20 de julho, cerca de 600 profissionais de saúde de Itabira (MG), participaram do III Seminário da Atenção Básica de Itabira – Fortalecendo Linhas de Cuidado, uma realização da prefeitura em parceria com a Fundação Vale, que reuniu todos os profissionais que atuam na Atenção Básica do município. O evento contou com a presença da presidente do Conselho de Saúde, Sra. Francisca Miranda de Souza; do Gerente Regional de Saúde, Sr. Alexandre Faria Martins; e da nova Secretária Municipal de Saúde, Sra. Clissia Peter Andrade, que fez a abertura do evento.

O seminário teve a participação de uma Comissão Científica formada por cinco professores do mestrado profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e quatro consultores mestres que ministraram os minicursos em temas como Saúde da Mulher, Acolhimento, Planejamento e Gestão, Saúde do Adolescente/DST/AIDS, Saúde da Mulher e Diagnóstico Local em Saúde.

Prof. Dr. Ricardo Mattos no painel temático "Diagnóstico local em saúde – o que nos mostram os indicadores"
Prof. Dr. Ricardo Mattos no painel temático “Diagnóstico local em saúde – o que nos mostram os indicadores”

O encontro é uma das ações do projeto Ciclo Saúde em Itabira, que tem o CEDAPS como parceiro executor, e conta com consultores especializados e co

m experiência na atenção básica. Em Itabira, o programa ainda conta com duas frentes de atuações complementares. A primeira é a entrega de equipamentos para as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a segunda é um ciclo de formação para profissionais de saúde que atuam nas UBS´s e para equipe de gestão.

Minicurso sobre saúde do idoso
Minicurso sobre saúde do idoso

As capacitações buscam contribuir para o aperfeiçoamento técnico das equipes de saúde, além de ser uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações em parceria com a comunidade. Já a entrega de equipamentos e mobiliários, impacta diretamente na melhoria das condições do atendimento às comunidades nas quais estão localizadas.

Equipe do projeto Ciclo Saúde Itabira
Equipe do projeto Ciclo Saúde Itabira

O Ciclo Saúde

Em 2013, a Fundação Vale se perguntou como poderia contribuir para melhorar a saúde das comunidades. Estudando o funcionamento do SUS, reconheceu que fortalecer a atenção básica nos municípios seria um importante caminho para investir na saúde das pessoas e dos territórios onde a Vale atua. A Fundação Vale, em parceria com o CEDAPS e a Universidade Estácio de Sá, que conta com um Mestrado Profissional em Saúde da Família, criou o Ciclo Saúde.  Atualmente, o projeto Ciclo Saúde atua em 25 municípios de quatro estados (MG, PA, MA e ES) e já capacitou cerca de 1.200 profissionais e lideranças comunitárias.

 

Programação do III Seminário

19 de julho

15h – “Educação Permanente e Promoção da Saúde na Prática da Estratégia de Saúde da Família”. Conferencista: Prof. Dra. Luciana Borges, médica e coordenadora do curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.

16h30 – Apresentação cultural

20 de julho

8h – Painel Temático I: “Diagnóstico local em saúde – o que nos mostra os indicadores”. Palestrantes: Prof. Dra. Claúdia Moraes, Prof. Dr. Ricardo Mattos e Prof. Anna Tereza Moura, epidemiologistas e professores do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.

10h – Minicursos ministrados por profissionais especializados:

Tema 1 – Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Público: dentistas.

Tema 2 – Tecnologias e Práticas em Promoção da Saúde. Público: equipes do NASF.

Tema 3 – Vigilância, controle e manejo das doenças respiratórias agudas e crônicas. Público: médicos.

Tema 4 – Esterilização. Público: ASB e TSB.

Tema 5 – Curativos. Público: técnicos de enfermagem.

Tema 6 – Saúde do idoso. Público: ACS’s.

Tema 7 – Saúde do adolescente/ jovem/ DST/ AIDS. Público: ACS’s.

Tema 8 – Planejamento. Público: gerentes.

Tema 9 – Saúde da Mulher. Público: enfermeiros.

Tema 10 – Acolhimento. Público: auxiliares administrativos, vigias e serviços gerais.

12h30 às 14h – Almoço

14h – Circuito de experiências – Experiência exitosa no Aleitamento Materno – PSF Senhora do Carmo – Experiência exitosa no Acompanhamento do Paciente Diabético na ESF – PSF Nova Vista

15h30 – Painel Temático II – Estratégia Saúde da Família e NASF. Palestrantes: Prof. Dr. Carlos Serra, odontólogo, professor do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá, e Flávia Sampaio, integrante do NASF/Rio de Janeiro e mestranda em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.