Notícias

Programa Viva Glam da M.A.C Cosmetics e CEDAPS promovem workshop de maquiagem para jovens e lideranças comunitárias

Na última quarta-feira (09), o Programa Viva Glam da M.A.C Cosmetics em parceria com o CEDAPS, promoveu um “Workshop de Maquiagem” para jovens e lideranças que fazem parte da Rede da organização. O encontro teve como objetivo reunir um grupo de pessoas para que pudessem aprender sobre técnicas de maquiagem para o dia a dia com dicas acessíveis.

Seguindo as recomendações dos principais órgãos de saúde sobre distanciamento social, o workshop foi realizado de forma virtual. Os participantes acompanharam todo o processo com a apresentação de técnicas pelos maquiadores em casa. Além disso, os presentes na ocasião, também mencionaram as experiências que viveram no curso “Prevenção e Cuidado de IST/AIDS + TB – Abordagens Territoriais e Inclusivas“, que foi promovido pelo CEDAPS com apoio do M.A.C AIDS Fund, e realizado de outubro a dezembro de 2019.

Leia na íntegra falas ditas durante o encontro sobre a experiência no curso:

“Tive meu primeiro contato com essa temática quando pude conhecer o CEDAPS dentro de um contexto em que eu já me autoconhecia e me entendia melhor. Então, pra mim fazia muito sentido poder atribuir todo o conhecimento que o CEDAPS me deu dentro dos espaços de troca que tive com muitas pessoas que sabiam muito mais do que eu, falando do assunto tecnicamente e que eu pude trocar com as minhas experiências. […] Os jovens que a gente receberia dentro dessas atividades também estariam vindo com as suas experiências, trazendo suas individualidades para agregar dentro dos encontros e a partir disso discutir temáticas nos colocando tanto como indivíduos quanto responsáveis por uma sociedade.” (Hugo Sabino, assistente de projetos no CEDAPS e facilitador no curso de Prevenção e Cuidado de IST/AIDS + TB – Abordagens Territoriais e Inclusivas).

“Esse curso foi muito interessante, porque todos os assuntos abordados são extremamente relevantes e foram atualizados. Todo mundo da Rede Nacional de Comunidade Saudáveis trabalha com prevenção, só que quando surge um curso desse, sabemos que cada um tem seu ponto de vista, o seu entendimento e sua forma de pegar essas informações. Esse curso, ele nivela, porque ninguém sabe igual e ninguém está no mesmo patamar. Daqui todo mundo vai nivelando e segue adiante de uma forma mais sólida. Por isso é tão importante. O muro da ignorância é muito complexo, é denso, muito difícil de ser quebrado. Mas depois que ele é quebrado ninguém consegue construir outro.” (Maria Eduarda Samontezze Toledo, liderança comunitária, fundadora-presidente do Meu Quintal e participante do curso Prevenção e Cuidado de IST/AIDS + TB – Abordagens Territoriais e Inclusivas).

 

 

No final do workshop foi proposto um challenge* de maquiagem entre os participantes (*nome dado ao desafio que consiste em gravar transformações surpreendentes em frente à câmera e postado nas redes sociais TiktTok e Instagram),  e será divulgado na próxima segunda-feira (14) nas redes sociais do CEDAPS.