Notícias

Príncipe Harry visita tenda do CEDAPS em Mostra no Alemão

No último sábado (10) o Príncipe britânico Harry, participou de diversos eventos no Complexo do Alemão. Entre eles, a Mostra de Projetos do Trabalho Social do PAC Estado, na Estação Palmeiras do teleférico, onde estavam expostos projetos sociais desenvolvidos por moradores da comunidade. O Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) marcou presença com o Projeto Girar, que tem ações voltadas para o tratamento do lixo reciclável pela visão ambiental e de saúde física da comunidade, articulada ao Projeto Ideia Brilhante, apoiado pela Fundação GE. O CEDAPS também participou, através do Rap da Saúde – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, do qual o Centro é parceiro dede 2007, em diferentes fases.

No Projeto Girar, um grupo de agentes sociais transmitia ao público presente no evento informações sobre a importância da reciclagem. “Queremos mostrar que o acúmulo inadequado de lixo atrai vetores como baratas, mosquitos, ratos, caramujos africanos, prejudicando o bem estar e a saúde de todos. Também reforçamos que, através da reciclagem, é possível gerar renda local comunitária, além de manter limpa nossa casa e nossa comunidade”, destacou o coordenador Luis Arcoverde. Na Mostra, o Projeto Girar contou, também, com uma representação fictícia de lixo acumulado, estimulando e educando para a reciclagem, e que foi vista pelo príncipe Harry.

O projeto Girar compartilha dicas de como os materiais recolhidos podem ser reciclados e transformados em diversos produtos, tais como poltronas, pufes, cestas, flores, abajures, bolsas, que são modificadas nesta parceria pelas cooperativas CoopLiberdade e CoopCal.

A tenda do Projeto Girar foi uma parceria do CEDAPS com a secretaria de Municipal de Meio Ambiente, a Fundação GE, a Urbes e a Latasa. Na exposição, os quatro principais vetores (baratas, mosquitos, ratos, caramujos africanos) estavam representados por agentes de saúde, que atraíram as atenções durante o evento.

O Príncipe Harry visitou toda a exposição onde ganhou alguns presentes produzidos pelos moradores, ouviu o coral infantil Liga dos Cantantes e jogou críquete com crianças da comunidade do Complexo do Alemão. Na tenda do Rap da Saúde, ele pôde ouvir de Ana Carolina (dinamizadora do Rap) informações sobre o projeto e as diferentes iniciativas realizadas nas comunidades.

Informações para a imprensa:
Márcia Vilella (marcia@target.inf.br) e Letícia Reitberger (leticia@target.inf.br)
(21) 8158 9692 | 8158 9715 | 2284 2475