Notícias

Pré-lançamento do Projeto ReciclAção acontece durante a FLUPP, no Morro dos Prazeres

Aconteceu na última quinta-feira, dia 8 de novembro, o pré-lançamento do projeto ReciclAção durante a FLUPP – Feira Literária Internacional das UPPs, no Morro dos Prazeres.

A iniciativa, que nasceu de um grupo composto por organizações comunitárias, empresas e órgãos públicos, visa erradicar os riscos socioambientais através da mobilização comunitária. Agentes Comunitários de Reciclagem receberão a doação de materiais recicláveis em uma estação de coleta e os venderão para recicladoras parceiras do projeto. A proposta é que se crie um ciclo autossustentável, pois a receita gerada com a venda desses materiais voltará para a comunidade por meio de programas de educação e conscientização ambiental.

A participação dos apoiadores e parceiros foi um ponto muito importante para o desenvolvimento e realização do projeto. A logo do ReciclAção, por exemplo, foi criada por Charles Siqueira e parceiros do Galera. com grupo do Morro dos Prazeres.

Para Katia Edmundo, diretora do CEDAPS, a FLUPP é um excelente momento para divulgar a ação. “A ideia é apresentar o ReciclAção à comunidade dentro da proposta da FLUPP. Assim os presentes poderão conhecer um pouco mais sobre esse projeto que é feito pelos moradores”, ressalta Katia.

Segundo ela, os Agentes de Reciclagem irão se dividir em turnos para que os pontos de coleta estejam sempre à disposição da população.

Dentre os inúmeros parceiros e apoiadores presentes estava Jacques Schwarztein , membro da Diretoria da Associação de Moradores e Amigos de Santa Tereza. “O ciclo da reciclagem nesse caso é mais concreto ainda. Os resíduos sólidos produzidos pela comunidade viram valor, que viram material, que é reaproveitado, que vira dinheiro e, finalmente, volta para comunidade. Então entra uma componente geográfica, e essa dinâmica vai além do processo de reciclar. A gente espera que a comunidade se sinta motivada através dessa ação”, festeja Jacques.

O pré-lançamento do ReciclAção foi um momento de muita expectativa entre todos os envolvidos. Para registrar o momento foi tirada uma foto com todos os participantes, que de alguma maneira colaboraram para que a ação não ficasse apenas no papel. Todos esperam que esse seja o primeiro de muitos projetos como esse.

Doe você também! Leve seus resíduos para a tenda do ReciclAção, que vai estar localizada em frente em frente à base da UPP e à Praça de Alimentação, e doe nos quatro pontos de coleta localizados na Flupp Parque, na quadra, na Praça de Alimentação e no bar do Toninho.

Após a FLUPP a Estação de Coleta será implantada e o ReciclAção continuará! Participe!

Clique aqui e veja as fotos do evento no Facebook do Cedaps. Curta!