Notícias

Plataforma dos Centros Urbanos é lançada oficialmente no Rio de Janeiro

O lançamento nacional da Plataforma dos Centros Urbanos aconteceu nos dias 7 e 8 de julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. No Rio, a cerimônia reuniu cerca de 500 pessoas no Palácio Guanabara, entre autoridades e participantes dos 60 Grupos Articuladores Locais (GAL). Na cidade, o CEDAPS é o parceiro técnico da Plataforma.

O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; a secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Arlete Sampaio; a Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva; a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier; o diretor regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, Nils Kastberg; a atriz Regina Casé e a atriz e poetisa Elisa Lucinda. Na ocasião, o ator Lázaro Ramos foi nomeado embaixador do Unicef no Brasil.

“Queremos adotar uma nova maneira de fazer políticas públicas, através do diálogo, da complementaridade, da articulação. A cidade precisa ser boa para cada uma das crianças e adolescentes”, disse Marie-Pierre Poirier sobre a proposta da Plataforma.

A líder comunitária Lúcia Cabral expressou sua expectativa em relação à iniciativa. “A Plataforma será o elo entre o poder público e as comunidades para se discutir a questão da infância e adolescência na cidade. Este evento representa isso”, afirmou Lúcia, que integra o GAL Crescer e Viver, com participantes de três comunidades do Complexo do Alemão: Matinha, Morro dos Mineiros e Canitá.

Cerca de 300 pessoas entre representações comunitárias, serviços públicos, organizações não-governamentais e adolescentes participantes dos GAL fizeram-se presentes no lançamento oficial da PCU.

A voz das crianças e dos adolescentes

Protagonistas da Plataforma, crianças e adolescentes marcaram presença no lançamento da iniciativa: o grupo de percussão Fina Batucada, composto por jovens meninas, fez uma apresentação musical, a cantora lírica Anatasha cantou o Hino Nacional à capela e um grupo de crianças fotógrafas fez a cobertura fotográfica do evento.

“Queremos que as vozes das crianças e adolescentes sejam escutadas e propagadas. Somos parte da solução dos problemas da cidade”, disse o jovem Felipe Antônio da Silva, morador da Maré. Juntamente com Viviane Andrade (moradora do Complexo do Alemão), Felipe foi um dos porta-vozes das crianças e dos adolescentes no evento e falou ainda da importância de se priorizar os direitos de crianças e adolescentes. Para Viviane, a Plataforma deve ser a ponte que vai dar visibilidade ao que acontece nas comunidades, desconstruindo os estereótipos negativos. “Queremos que as coisas boas que os jovens estão fazendo nas comunidades apareçam. Estamos cansados de só ver divulgada na mídia a violência das favelas”, afirmou.

Falando ao vivo de Roma, Mayara Rodrigues Tavares, uma das adolescentes representantes do Brasil na reunião do J-8 – encontro realizado pelo Unicef paralelamente ao encontro dos líderes dos países do G8, com o objetivo de dar visibilidade à opinião dos adolescentes sobre temas discutidos pelos chefes de Estado – deu o seu recado. “Estou em Roma para mostrar quem são os cariocas, quem são os brasileiros e como vivem as crianças e adolescentes de comunidades populares”, disse a jovem, moradora da comunidade Barro Vermelho, no bairro de Santa Cruz. Mayara ainda solicitou ao prefeito Eduardo Paes que receba os jovens que participaram da pesquisa “
Ser Criança e Adolescente no Rio de Janeiro
”, realizada pelo CEDAPS com o apoio do Unicef, para que exponham os resultados do trabalho. O prefeito aceitou o pedido e reforçou o compromisso com as metas da Plataforma.

O governador Sérgio Cabral reproduziu uma frase de um adolescente apresentada em um vídeo institucional. “Vou repetir o que o menino disse no vídeo: a Plataforma é uma forma de dar uma prensa nas autoridades. Acho que é isso!”, disse.

Matérias relacionadas:

Adolescente será porta-voz dos jovens dos centros brasileiros em Roma

 

 

Publicado em 15-07-09