Notícias

No Fala 10: lançamento do livro de Valda Santos (Val do Borel)

No primeiro dia do Fala, Comunidade 10! (09 de setembro), às 18h, será realizado o lançamento do livro “Vida em pedaços”, de autoria de Valdenir Castilho dos Santos, a Val do Borel.

Abaixo segue o texto, elaborado pelo Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro, para a divulgação do evento de lançamento:

“Prezados Amigo(a)s e Parceiro(a)s,

Ela tinha um sonho, o sonho de ter um livro (editado e impresso), para registrar um pouco da sua dura história de vida, o seu modo singular de olhar o mundo, onde a dureza da vida era transformada em poesia, poesia simples, poesia de gente humilde, como os moradores da comunidade do Borel, onde ela residiu e fazia o seu trabalho de promoção da vida, ora como uma batalhadora formiga, ora como uma reluzente cigarra. E por acreditar que sonho não morre, mas se concretiza, incentivada, ela organizou um livro para registrar um pedaço dessa história, uma parte da sua produção poética e para mostrar que vhiver é possível e também pode ser poético. Pouco depois de finalizar a edição do livro e da produção das fotos da capa, ela partiu, ou como dizia na sua poesia, atravessou o rio; antes mesmo de ter um parceiro que custeasse a impressão de ” Vida em Pedaços “, o livro da Valda.

Já faz algum tempo que Valdenir Castilho dos Santos, Valda Santos ou Valda do Borel, a Val para os próximos, atravessou o rio deixando uma lacuna em nossos corações.

Como o sonho é a profissão da esperança, foi pelas mãos de Kátia Edmundo, Magali Paiva e Cristina Alvim – Kiki que o sonho se concretizou. No apoio para a impressão, dado pela Gerência de DST/Aids do município do Rio de Janeiro, materializando o sonho da Val: o sonho de ter um livro com capa, contra-capa, páginas recheadas de poesia simples e uma pequena auto-biografia, onde a espontaneidade é a síntese da sua obra.

Para partilhar a materialização deste sonho, convidamos os familiares, amigos, parceiros, companheiros e até quem não conhecia a Valda dos Santos para o lançamento do seu livro “Vida em Pedaços”, que acontecerá no próximo dia 09/09/2010, às 18h, no Teatro Noel Rosa, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ” .