CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

06 de dezembro, 2007

Lideranças da RCS são homenageadas em seminário na Alerj

no images were found

Em comemoração ao Dia Internacional de Direitos Humanos a Alerj realiza, no dia 10 de dezembro, um dia de debates sobre o tema com diversas atividades culturais e exibição do documentário “Elas da Favela”, sobre mulheres do Complexo do Alemão. Dirigido pela Comissão de Direitos Humanos, o documentário é apresentado por Lúcia Cabral e Renata Trajano, da Educap/RCS.

O documentário tem como proposta falar sobre a situação das mulheres em dias de conflitos no conjunto de favelas. O vídeo foi gravado nas comunidades da Grota, Matinha e Canitá com cerca de 10 moradoras da região.

Organizado por 12 entidades, o evento é gratuito e aberto. Organizações e pessoas que se destacaram no ano de 2007 na luta pelos direitos humanos serão homenageadas.

O evento acontece das 10h às 18h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes, praça XV, Centro do Rio.

Confira a programação:

09h30: Abertura

10h: Mesa de debates “A luta pelos Direitos Humanos no capitalismo”

Debatedores: Miguel Baldez (Najup/UCAM), Roberto Leher (Faculdade de Educação/ UFRJ), Elídio Marques (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ) e Sandra Quintela (Programas Alternativos para o Cone-Sul).

13h: Lançamento do documentário “Elas da Favela”, que retrata as angústias e alegrias de seis mulheres numa das maiores favelas do Rio, o Complexo do Alemão.

14h30: Show de Hip Hop produzido pela Child Hope e Fundação São Martinho, com meninos que cumprem Medida Sócio Educativa.

15h30: Mesa de debates “As várias faces da luta pelos Direitos Humanos”

Debatedores: Marildo Menegatt (Escola de Serviço Social/UERJ), Cecília Coimbra (Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ), Fernanda Vieira (Rede Nacional de Advogados Populares / MST) e Dulce Xavier (Católicas pelo Direito de Decidir).

17h: Homenagem a 24 organizações que se destacaram na atuação pelos direitos humanos em 2007.

18h: Show de encerramento com o grupo Harmonia Enlouquece, formado por técnicos, usuários e médicos do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.

(Publicado em 07-12-07)