Notícias

Lideranças da RCS são eleitas delegadas para Conferência Estadual de Educação

Aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, a Conferência de Educação da Cidade do Rio de Janeiro – CONAE/RJ, que reuniu, aproximadamente, 600 pessoas no Instituto de Educação do RJ – ISERJ. O objetivo desta etapa consistiu em integrar todos níveis e modalidades da educação fluminense para a discussão sobre a construção de um sistema articulado de educação.

O CEDAPS participou do encontro e seis lideranças comunitárias representaram a Rede de Comunidades Saudáveis, defendendo as propostas coletivas levantadas anteriormente no Fórum Popular de Educação e nas reuniões da Comissão de Educação. Telma Nogueira (ONG Vitória Régia), Gracinda Bueno (Grupo de Mulheres de Vila Parque da Cidade), Cleonir Alves (“Tia” Gaúcha/Coletivo de Mulheres da Zona Oeste) e Maria Celsa da Conceição (Sarça de Mulheres Trabalhadoras de Nova Sepetiba) saíram como delegadas para a Conferência Estadual.

Em um cenário em que as escolas são permeadas diretamente pelo contexto do território onde estão localizadas, a participação de lideranças, pais, mães e crianças na elaboração de propostas que garantam a qualidade em todo processo de aprendizagem é fundamental. Essa integração poderia contribuir para o fortalecimento da discussão nas comunidades e de sua representação nos processos de transformações políticas educacionais.

Na metodologia de trabalho da conferência, os participantes foram divididos em subgrupos, conforme os eixos de discussão do Documento Referência elaborado pelo Ministério da Educação. As proposições de cada grupo deveriam ter sido reunidas em um único documento e, depois, votadas na Plenária Final. Devido à densidade do próprio Documento Referência, ao prolongamento das discussões nos subgrupos e a falta de tempo para discutir e votar todo o texto na Plenária Final, quatro dos seis eixos ficaram para ser rediscutidos e votados na Conferência Estadual, a ser realizada em novembro.

Essas questões que inviabilizaram a votação da totalidade do documento foram avaliadas pela presidente do Grupo de Mulheres de Vila Parque da Cidade, Gracinda Bueno: “Nos grupos de trabalho havia muitas propostas iguais, o que ocasionou muita demora para os relatores e não sobrou muito tempo para novas propostas. Os relatores teriam que ter juntado antes as propostas e para depois serem discutidas na plenária final.”

Mesmo assim, Gracinda – participante do Eixo II da Conferência – Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação – achou que importante ter ido ao encontro. “Gostei de ter participado porque, como sempre estou nas escolas, participo das reuniões, e gosto de saber as coisas novas que a gente pode apoiar. Senti falta de mais estudantes participando, não tinha muitos pra gente ver o que eles querem nas escolas.”

A Conferência Estadual de Educação está prevista para o mês de novembro.

Matérias relacionadas:

CEDAPS integra Comissão Organizadora Estadual da Conae

RCS forma comissão para discutir educação

RCS organiza Fórum Popular de Educação

Publicado em 18-09-09