Notícias

Jovens desenvolvem curso autoinstrucional sobre HIV+Covid-19

Uma iniciativa UNICEF, em parceria técnica do CEDAPS, o Curso HIV+Covid-19 formou 23 adolescentes e jovens em multiplicadores de informações para adoção de medidas preventivas em relação ao HIV em associação as precauções frente à Covid-19. 

Voltado para jovens com idades entre 16 e 29 anos moradores da cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana, a metodologia do curso foi aplicada em ambiente virtual com facilitação de profissionais e ativistas  convidados que apresentaram e discutiram temas específicos por meio de rodas de  diálogo, além de estudos de caso e análise participativa de materiais informativos e educativos produzidos sobre o tema.

A produção de conteúdo foi composta por referências dos facilitadores convidados e refinadas e validadas a partir da análise dos jovens multiplicadores e equipe técnica do CEDAPS. Ao final do desenvolvimento de cada um dos módulos, o conteúdo desenvolvido e validado passou a compor a modalidade autoinstrucional derivada do curso.   

A primeira etapa foi a formação dos jovens e adolescentes com oficinas sobre temas variados relativos às medidas preventivas em relação ao HIV em associação as precauções frente à Covid-19, dentre elas: a História do HIV/Aids no Brasil e no Mundo; Prevenção Combinada como um Direto; HIV e Covid-19, semelhanças e diferenças; Sexo em tempos de Covid-19; entre outros. 

Já, o processo de construção da modalidade autoinstrucional foi de coautoria e produção coletiva com os adolescentes e jovens integrantes da etapa online do curso. Com a curadoria dos mesmos durante as oficinas e na reaplicação dos conteúdos informativos por meio de Planos de Ação desenvolvidos por eles, o objetivo final foi disseminar a modalidade autoinstrucional do curso para outros jovens e adolescentes, alcançando mais 2.451 pessoas.