Notícias

II Oficina Escola de Todos reúne professores, alunos e responsáveis na Zona Oeste

Aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro a II Oficina do projeto Escola de Todos.No dia 10, foi realizado um encontro com professores, alunos e responsáveis de duas escolas municipais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Teve como objetivo discutir questões e histórias de inclusão na escola e fazer uma ‘aplicação’ do jogo Escola de Todos com alunos, que se mostraram bastante envolvidos com os temas: direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, promoção da saúde e inclusão, entre outros. Os professores e responsáveis puderam contar suas histórias e fazer sugestões para estimular a inclusão e a participação na escola.

No dia 11, o encontro foi com o conselho consultivo do projeto, que envolve alunos, professores e profissionais de diversas áreas. Neste dia, foi discutido o documento preliminar do Guia para Construção de uma Escola de Todos.

A oficina foi muito produtiva e deixou várias contribuições para o desenvolvimento do Guia.

O Programa Escola de Todos

I Oficina Escola de Todos

O programa Escola de Todos busca oferecer ferramentas que representem mudanças práticas e substanciais no cotidiano escolar, considerando fundamental que professores, alunos, famílias e comunidades se tornem promotores de princípios e ações de inclusão e desenvolvimento, de um processo educativo baseado no diálogo e na construção coletiva do conhecimento em favor da inclusão, da saúde e da cidadania.

Acreditamos que a participação de alunos e professores nos diversos níveis do processo pedagógico e na vivência do cotidiano da escola pode contribuir de modo importante para o enfrentamento das grandes dificuldades e desafios vividos por todos os atores do universo escolar.

A meta prioritária do projeto Escola de Todos é a elaboração participativa de um conjunto de ferramentas que subsidiem e fortaleçam o estabelecimento de uma prática cotidiana escolar baseada na participação e nos princípios do desenvolvimento inclusivo.

O Cedaps realizou, nos dias 29 e 30 de junho, a primeira oficina Escola de Todos e realizará, em 11 de outubro a segunda.

Para conhecer alguns resultados dos trabalhos da primeira oficina, clique nos links a seguir para baixar os arquivos de seu interesse:

Apresentação Núcleo de Adolescentes – SME / RJ (formato ppt,  24.6 Mbytes)
Apresentação Secretaria Estadual de Educação (formato ppt, 872.0 Kbytes )

Apresentação Prefeitura de Suzano – SP (formato ppt, 250.0 Kbytes)

Apresentação Escolas Promotoras de Saúde – Tocantins (formato ppt,  20.2 Mbytes)


Apresentação Projeto Escola de Todos – Sergio Meresman (formato pdf, 254.9 Kbytes)

 

Apresentação Adolescentro – SMS / RJ (formato ppt, 108.5 Mbytes)