Notícias

Rede de Comunidades Saudáveis faz bonito no II Encontro Nacional de Tuberculose

Entre os dias 19 e 22 de julho aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções Pompéia, o II Encontro Nacional de Tuberculose, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Rede Brasileira de Pesquisa em TB/Rede TB e Ministério da Saúde.

Este encontro teve como destaque uma maior participação da sociedade civil, como a presença da Rede de Comunidades Saudáveis e do Cedaps, membros da secretaria executiva do Fórum de Tuberculose do estado do Rio de Janeiro.

“O maior diferencial deste evento foi a participação da sociedade civil que, de agora em diante, não pode ficar fora deste espaço. Vale destacar as representações e as falas de Sônia (Morro do Urubu), Ritinha (Rocinha) e Marcelo Duarte (ONG Cidade Viva) pela coragem em suas exposições”, declarou Antônio Rufino Netto, da USP–Rede TB.

Durante todo o encontro, o trabalho de sensibilização realizado por estas e outras lideranças do Fórum de TB do RJ foram fundamentais.

Destacamos a avaliação de Sônia Gonçalves, da Associação de Moradores e Amigos do Morro do Urubu/Amamu e da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS), sobre a presença de lideranças comunitárias e ONGs em eventos desta natureza: “Sabemos da importância das pesquisas, mas nós, enquanto agentes de prevenção da TB, esperamos algo mais prático e que possamos ter nosso trabalho comunitário voluntário reconhecido por todos. No Rio de Janeiro, através da Rede de Comunidades Saudáveis do estado do RJ e de toda assessoria da ONG Cedaps, temos conseguido avançar um pouco nesta questão [reconhecimento] ao falarmos de DST/Aids”.

Além da Sônia, a Rede de Comunidades Saudáveis do estado do Rio de Janeiro outra representante da RCS no II Encontro foi Maria do Carmo Mucci (Ascosul-Mesquita).