Notícias

Guia de formação em atenção básica é lançado em Parauapebas

Lançamento Guia PA_3

Disponibilizar um material desenvolvido para o fortalecimento da atenção básica, contribuindo com a capacitação das equipes que atuam nas unidades de saúde da família de Parauapebas. Esse foi o objetivo da entrega do Guia de formação em Saúde da Família realizada pela Vale, Fundação Vale, Silver Wheaton e Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) para a prefeitura do município na última segunda-feira (3), no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP).

“Nossa proposta é que os profissionais que atuam no planejamento e na organização das atividades de educação continuada e educação permanente consultem e apliquem esse conteúdo. O material é todo interativo e acreditamos que, a partir das capacitações, as equipes estejam cada vez mais qualificadas para atuarem na promoção da saúde às comunidades”, explica a gerente de saúde da Fundação Vale, Livia Zandonadi.

Lançamento Guia PA_2

O conteúdo disponível nos formatos pen-card, pdf e versão impressa contemplam, de forma detalhada, atividades de formação e oficinas para planejamento e realização de capacitações, incluindo dinâmicas de grupo e vídeos/filmes para debates.

A coordenadora de Educação em Saúde Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Agenilma Chaves Melo Gomes, participou do projeto Ciclo Saúde, em Parauapebas, e também das discussões para a elaboração do guia. Ela está muito satisfeita com o resultado. “Nós esperamos formar profissionais mais qualificados e termos uma saúde com mais qualidade no nosso município”.

E ontem (4), cerca de 25 profissionais que atuam na atenção básica, em Parauapebas, participaram de uma oficina de formação de multiplicadores para utilização do guia. Uma das participantes é a gerente administrativa da unidade de saúde da comunidade de Palmares II, Maria Elizabete dos Santos. Ela acredita que, a partir da oficina, conheceu novos conceitos e também a forma diferenciada de capacitar adultos.

Ciclo Saúde

O Ciclo Saúde, projeto do qual o guia faz parte, é uma iniciativa de cooperação técnica entre Fundação Vale, CEDAPS e Universidade Estácio de Sá, juntamente com as secretarias municipais de saúde. O projeto, que é desenvolvido em 27 municípios nos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, tem foco na formação continuada de comunidades e equipes da Estratégia de Saúde da Família, em temas relacionados à prevenção e promoção da saúde.

Texto original publicado no site da Fundação Vale: http://www.fundacaovale.org/Paginas/News-Guia-de-formacao-em-atencao-basica-e-lancado-em-Parauapebas.aspx