Notícias

Fórum de ONG/TB organiza ato público em memória às vítimas de tuberculose

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24 de março), o Fórum de ONG no Combate à Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro realizará, na Cinelândia, o “Ato público em memória às vitimas da tuberculose”. A mobilização tem como objetivo informar, conscientizar e alertar população, mídia e autoridades sobre a grave situação da disseminação da doença, o elevado número de óbitos relacionados à tuberculose e sua associação com o HIV/Aids (co-infecção TB/HIV) em nosso estado.

O ato público acontecerá na Praça Floriano (Cinelândia), em frente à escadaria da Câmara de Vereadores, no dia 24, das 09 às 15h. Durante o evento, voluntários e profissionais de saúde oferecerão os seguintes serviços à população: difusão de campanhas educativas com distribuição de materiais informativos sobre tuberculose e HIV/Aids; distribuição de preservativos nos “camelôs educativos”; rodas de conversa sobre tuberculose e aids; atividades culturais (dança, capoeira e teatro de rua); reconhecimento precoce e captação de sintomáticos respiratórios; encaminhamento de sintomáticos respiratórios à rede pública de saúde.

Para a realização do ato público, o Fórum de ONG/TB contará com as seguintes parcerias: Fórum de ONG/Aids/RJ; Rede Comunidades Saudáveis; Programa de Aids e PCT/ SESDEC; SMS/ Rio Aids e PCT, Centro de Referência Professor Hélio Fraga /Fiocruz; Frente Parlamentar Estadual Aids e Tuberculose /ALERJ, Câmara de Vereadores do Rio/Comissão de Saúde; Conselho Estadual de Saúde do RJ; Comissão Estadual Aids e Tuberculose/SESDEC/RJ; UNIRIO; Coordenadoria de Direitos Humanos/ Ministério Público do Rio de Janeiro; Liga Científica de Tuberculose; Fundação Ataulfo de Paiva; Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde /Fiocruz; Universidade Veiga de Almeida.

Ato público “Em memória às vítimas de tuberculose”
Local: Praça Floriano – Cinelândia
Data: 24 de março (quarta-feira)
Horário: 09 às 15h

Fórum de ONG/TB do Estado do Rio de Janeiro
O Fórum de ONG/TB do Estado do Rio de Janeiro é uma instância de articulação que reúne as entidades atuantes no combate à tuberculose. O Fórum facilita a troca de experiências e informações entre as entidades, colabora na discussão e elaboração de políticas públicas de saúde para prevenção e assistência à tuberculose e realiza ações de controle social dessas políticas.

As reuniões ordinárias do Fórum são abertas e acontecem sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, das 10 às 13h, no Auditório do IBISS (Av. General Justo, nº 275 – Bloco B – Sala 218 – Palácio das ONGs).