Notícias

FJRJ realiza encontro com candidatos à prefeitura do Rio

Com o objetivo de apresentar as demandas das juventudes cariocas aos candidatos à prefeitura do Rio, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro realizou, no dia 02 de setembro, um encontro com mais de cem jovens, adolescentes, representantes de ONGs e lideranças comunitárias.

O evento contou com as presenças dos candidatos Eduardo Serra (PCB), Alessandro Molon (PT) e dos vice-candidatos Ricardo Maranhão, vice da Jandira Feghali (coligação PCdoB/PSB) e Vera Nepomuceno, vice de Chico Alencar (coligação PSOL/PSTU).

A “Plataforma Juvenil para a Cidade do Rio de Janeiro” contém diversas propostas nas áreas de participação política, segurança e direitos humanos, saúde e sexualidade, educação, trabalho, cultura e comunicação, igualdade racial e gênero.

O nome dado ao documento não é por acaso, como explica Fransérgio Goulart, assessor de projetos do CEDAPS: “Atualmente os candidatos quando vêem a palavra carta-compromisso não assinam. Para comprometê-los minimamente com a assinatura, os movimentos optam por usar o nome ‘plataforma’”.

O documento foi produzido durante dois encontros realizados pelo FJRJ em agosto, nos quais os(as) jovens, a maioria moradores de favelas e periferias da cidade, discutiram quais políticas públicas devem ser priorizadas.

“Fizemos um primeiro encontro no dia 2 de agosto para pensarmos o que gostaríamos que o(a) futuro(a) prefeito(a) tivesse como demanda das juventudes e, no dia 26, começarmos a afinar as propostas para definirmos o que era competência dos municípios e o que não era para apresentarmos aos candidatos”, disse a jovem Josy de Almeida, do Instituto Imagem e Cidadania.

A idéia do encontro com os candidatos era buscar legitimar as diretrizes apontadas pelos jovens para elaboração de programas, projetos e iniciativas.

Clique para ler a “ Plataforma Juvenil para a cidade do Rio de Janeiro ”