Notícias

EDUCAP, da Rede de Comunidades Saudáveis, inaugura nova sede no Complexo do Alemão neste sábado, dia 10

O Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP), em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), inaugura sua nova sede neste sábado (10), no Complexo do Alemão. O espaço comunitário tem como objetivo colocar em prática ações de promoção da saúde e dos direitos humanos.

A casa contará com Biblioteca Comunitária (que realizará rodas de leitura para crianças e jovens – além de empréstimos de livros). O espaço também abrigará o Núcleo para Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva – programa que disponibiliza preservativos e materiais informativos sobre DST/Aids. Também abrigará um espaço para a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (Rap da Saúde), programa da Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC). Outro projeto que fará parte da casa será o Educar para Transformar, que cuidará da alfabetização de adultos moradores da região.

O projeto arquitetônico da casa que servirá de nova sede para o EDUCAP é da empresa Planeta Container Soluções Sustentáveis, em parceria com o arquiteto Franklin Iriarte. A construção sustentável foi realizada pela Embaixada Britânica como parte dos eventos de cooperação com as comunidades brasileiras.

O EDUCAP
Organização da Rede de Comunidades Saudáveis do Estado do Rio de Janeiro que atua em parceria com o CEDAPS desde 2003, o EDUCAP é parte integrante do Projeto Girar Saúde e Sustentabilidade, realizado pelo CEDAPS na comunidade do Complexo do Alemão em parceria com a URBES/PAC Social e com apoio estratégico da Fundação GE. O EDUCAP é parte do Grupo Articulador Local (GAL) da Plataforma dos Centros Urbanos – iniciativa do UNICEF.

Presidido por Lúcia Cabral, o EDUCAP foi fundado em 8 de março de 2008 por moradores do Complexo do Alemão. Lúcia começou sua trajetória ainda na adolescência, quando chegava a alfabetizar 80 adultos depois de uma jornada de estudos de manhã e trabalho à tarde. Para ela, a inauguração do espaço é a realização de um sonho: “essa força surgiu da vontade de ensinar crianças e adultos a lerem e escreverem. E enquanto eu estiver no EDUCAP, todos que chegarem até aqui serão atendidos”, diz.

O CEDAPS
Fundado em 1993, sua missão é fortalecer a sociedade, gerando soluções para os desafios em territórios populares e espaços de participação social qualificada. O Centro entende a saúde como um direito humano fundamental que deve existir de maneira igual a todos os cidadãos. Tem como foco a promoção da saúde para a construção de uma sociedade saudável, que permite que todos tenham igual acesso à educação, habitação, meio ambiente, emprego e renda, lazer e cultura, saneamento, alimentação, segurança etc.
Na ocasião da inauguração da casa, o CEDAPS será representado por Kátia Edmundo, coordenadora executiva do Centro.

Informações para a imprensa:
Márcia Vilella (marcia@target.inf.br) e Letícia Reitberger (leticia@target.inf.br)
(21) 8158 9696 | 8158 9715 | 2284 2475