Notícias

Confira entrevista com Cida Lemos

Cida Lemos

Hoje, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência. Entrevistamos Cida Lemos, ativista e integrante do projeto Caminhos da Inclusão. Confira:

“Quando você ama, a gente acha que o amor imuniza”, palavras de Maria Aparecida Lemos, uma mulher empoderada, brilhante e, principalmente, corajosa.

A história de Cida poderia virar um livro, pois tamanha é a grandeza de sua história. São memórias de uma vida plena e repleta de momentos importantes, como a participação da caminhada do Dia Mundial na Luta Contra a AIDS, em Nova Iorque, e a participação no documentário “Positivas”, de Suzanna Lira.

Mas para trilhar seu próprio caminho, Cida precisou passar por terrenos desconhecidos, de uma mulher que adquiriu a cegueira após os 40 anos. “Eu tive meus momento difíceis. Chorei muito e sofri o que tinha que sofrer, mas depois passou. Quando você perde qualquer sentido é muito difícil, mas quando você consegue ver que você pode ser feliz com aquela vida as coisas acontecem”.

Dona de um bom humor contagiante, Cida conta que começou seu ativismo quando foi procurar ajuda em grupos de apoio, e descobriu que ela poderia ajudar também. Após a cegueira, começou a realizar palestras com foco em superação, e também coordenou o grupo Cidadãs Posithivas/RJ. “Eu preferi falar sobre a doença como forma de superação, mostrar que é possível. Fazer de um limão, uma limonada, sabe?”, conta. E continua, “A gente não sabe aonde a nossa fala vai”, disse lembrando-se de algumas personagens que participaram das palestras, muitos vindos de outros Estados.

Com a cegueira, decorrente de doença oportunista devido ao HIV, Cida admite que ficou mais corajosa. Para ela, ter enfrentado tantas coisas fez com que se sentisse mais forte para encarar seus medos. Entre eles, andar de parapente, mergulhar no mar e frequentar uma praia de nudismo.

HIV e deficiências é mais um desafio que se apresenta, e Cida se alia a organizações como o CEDAPS e o IIDI para trilhar novos Caminhos da Inclusão, realizando debates sobre sexualidade, deficiências e Aids.

Link com o trailer do documentário “Positivas” –https://youtu.be/FMt0yXFvcIA