Notícias

Comitê Gestor do Alemão participa do seminário do Prêmio Sérgio Arouca

O Comitê Gestor “Acreditando Dá Certo” do Morro do Alemão vai participar, nos dias 25 e 26 de setembro, em Brasília, do seminário de premiação da segunda edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde (SUS). O prêmio tem como objetivo difundir experiências exitosas e artigos acadêmicos sobre a efetividade da gestão participativa no SUS.

No seminário, o Comitê irá apresentar as atividades realizadas na comunidade que foram descritas no artigo “Compartilhado e feito por nós: Uma experiência de gestão participativa em Saúde da Família no Complexo do Alemão/Rio de Janeiro”. O artigo, um dos 15 finalistas do prêmio, é de autoria de Márcia Antônia de Simas Pinheiro (auxiliar de enfermagem), Adriano Rocha de Santana, Ione dos Santos Fernandes, Shirleide Silva dos Santos e Wagner José Silva de Souza – os quatro últimos são Agentes Comunitários de Saúde e moradores do Alemão.

O Comitê Gestor foi incentivado pelo Cedaps e tem como objetivo promover a participação popular para nortear o planejamento e a execução de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, consolidando a parceria entre profissionais da Estratégia de Saúde da Família no Alemão e moradores da comunidade.

Principais realizações

Teatro de fantoches, atividades culturais e de lazer e condomínio comunitário foram as principais estratégias utilizadas pelo Comitê para promover a saúde no Morro do Alemão.

Para trabalhar a educação em saúde de uma forma lúdica, o teatro de fantoches buscou construir a co-responsabilização sobre o processo de saúde-doença e promover espaços de reflexão sobre autocuidado e cuidado com o ambiente. O tema das peças teatrais foi a escabiose, já que um diagnóstico comunitário apontou um alto índice de casos do problema entre crianças e adultos.

O teatro alcançou, diretamente, 2822 moradores, que assistiram às apresentações. Como resultado, houve a diminuição da demanda por atendimento para casos de escabiose e infecções secundárias (em um período em que o número de casos tendia a aumentar). Em abril e maio de 2006, antes do teatro de fantoches, houve 78 casos de escabiose. Já entre março e maio de 2007, depois das apresentações, houve 08 casos.

Outras ações descritas no artigo do Comitê foram os passeios e as atividades culturais e de lazer. A realização de sete passeios a atrações turísticas e culturais da cidade do Rio de Janeiro envolveu 140 pessoas. As atividades proporcionaram alegria aos participantes, alguns dos quais entraram em contato, pela primeira vez, com um ambiente diferente ao da comunidade. Uma moradora relatou que, por falta de oportunidade, não saía do Alemão há 40 anos.

Condomínio Comunitário

Outra estratégia descrita no artigo foi o “Condomínio Comunitário”, uma proposta para melhorar as condições ambientais e de moradia, diminuindo o acúmulo e descarte de lixo em locais inadequados. A iniciativa aconteceu em uma micro-área da comunidade que não é coberta pelo serviço de gari comunitário.

Os moradores se organizaram e estabeleceram a criação de um condomínio, com os seguintes pontos de organização: criação de uma cota condominial (10 reais mensais); definição de um “síndico”, responsável pela ordenação do condomínio e de uma pessoa, remunerada com parte da cota condominial, para realizar os serviços de limpeza e capinagem.

Das 155 famílias da micro-área, 65% aderiram ao condomínio, que conseguiu modificar os hábitos dos moradores: os “condôminos” passaram a descartar o lixo de forma adequada. Além disso, contribuíram para a acessibilidade do local, com a construção de uma ponte para facilitar o deslocamento de uma moradora cadeirante.

A comunidade tem como perspectivas a criação de uma horta e a compra de um pequeno terreno para guardar materiais recicláveis. Os moradores também querem tornar o campo antes destinado ao lixo em um canteiro de flores. A proposta está tendo ótimas repercussões e outros moradores do Morro do Alemão planejam a criação de mais condomínios.

(Publicado em 24-09-07)