Notícias

CEDAPS participa do lançamento da Rede YouthBuild

No início de fevereiro, a organização YouthBuild International (YBI), com sede nos EUA, promoveu o lançamento de sua Rede Internacional através de um evento realizado de forma virtual com a presença de diversos países que fazem parte da rede como membros fundadores, e também de parceiros de aprendizagem da metodologia do Programa YouthBuild. Na ocasião, a estrutura do Programa e a modernização de sua marca que incorpora as novas diretrizes e uma nova identidade visual, também foram apresentadas. 

O Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) esteve presente no evento virtual como membro fundador da rede, nossa organização é a responsável pela implementação do Programa YouthBuild no Brasil, nomeado no país como “Jovens Construtores”.

O YBI é uma organização que trabalha com parceiros internacionais para idealizar e implementar os Programas YouthBuild pelo mundo.  Em cada país onde chega, o Programa é adaptado para promover o aprendizado, a subsistência e as aspirações de liderança de jovens no contexto dos países.

Os parceiros da Rede YBI incluem ONGs locais (EUA) e internacionais, instituições globais de desenvolvimento, governos e empresas do setor privado. Além do CEDAPS e Programa Jovens Construtores Brasil, estiverem presentes no evento, como membros fundadores da rede, os países: Canadá, Equador, Reino Unido, EUA, África do Sul, México, Índia, El Salvador, Costa Rica e Quênia.

Veja como ficou o novo logo que faz parte da reestruturação do Programa YouthBuild e de sua marca, incluindo o Brasil:

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Consultivo de Jovens da Rede YBI

Em 2020, o jovem construtor e assistente de projetos no CEDAPS Hugo Sabino, foi convidado para integrar o Conselho Consultivo de Jovens da Rede YBI, um grupo com 4 jovens (Brasil, Canadá, África do Sul e Colômbia) que têm a missão de ampliar e trazer novas lideranças juvenis para Rede.

“O convite veio no ano passado e no início desse ano fizemos nossa primeira reunião com o Tim Cross, presidente do YouthBuild International,  e Joel Miranda, diretor de mobilização juvenil no YouthBuild International. Foi uma conversa inicial para entendermos o que eles querem da gente e o que a gente pode demandar deles. As duas atividades que participei com eles, após a conversa inicial, foi o lançamento oficial da Rede YBI, onde se apresentaram eu e os outros jovens como Conselheiros Consultivos e tivemos oportunidade de trocar com outros membros de todos os países que fazem parte do programa”.

O foco do Conselho é  compartilhar com o YouthBuild International, em especial Tim Cross, sobre a realidade dos jovens de cada país e todo o contexto relacionado as juventudes, bem como propor contribuições da organização a esta agenda.

Sobre o Programa Jovens Construtores

Uma tecnologia social voltada para a formação de jovens e adolescentes, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada no Brasil pelo CEDAPS com assessoria do YouthBuild International.