Notícias

CEDAPS e Instituto Jones dos Santos Neves lançam a Avaliação de Impacto do Programa Jovens Construtores (PJC) nessa quarta-feira

O evento de lançamento será uma live com a presença de convidados do BID, UNICEF e Secretaria de Direitos Humanos do ES. O foco da discussão será “Juventudes no Brasil: O impacto de estratégias de ampliação de oportunidades”

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 23% dos jovens brasileiros não estudam e não trabalham. E os jovens sem experiência laboral possuem 50% de chances de obter o primeiro emprego apenas depois de 27 meses de procura. Essas são apenas informações introdutórias apresentadas na Avaliação de Impacto do PJC para demonstrar a gravidade da atual situação da juventude.

Os dados refletem os desafios enfrentados pelos jovens brasileiros no acesso às oportunidades de trabalho e educação, e o encontro virtual com especialistas propõe discutir sobre os impactos de estratégias de ampliação de oportunidades para as juventudes brasileiras, além de apresentar os resultados da avaliação de impacto do Programa Jovens Construtores.

A avaliação de impacto do Programa Jovens Construtores coletou dados para avaliar como o Programa impactou a vida dos jovens participantes, moradores de duas comunidades do Rio de Janeiro (Borel e Mangueira). A coleta foi realizada a partir de um experimento controlado, através de entrevistas com jovens participantes e não participantes do Programa, e avaliou cinco dimensões: vínculo educacional; vínculo ao trabalho; participação comunitária; valores, atitudes e aspectos emocionais; e violência e envolvimento com justiça criminal.

O pesquisador responsável, Daniel Cerqueira, atualmente é Diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves. A instituição foi a responsável pela publicação da avaliação, financiada pelo Banco InterAmericano de Desenvolvimento (BID). “É preciso disputar cada menino e menina com o crime organizado e desorganizado. Incluir a juventude, com educação, cultura, esportes e cidadania. É uma missão imperiosa que temos no caminho para o pacto civilizatório”, enfatiza Cerqueira, que também é membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e coordenador do Atlas da Violência no Brasil.

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação-ação de jovens de favelas e periferias. A metodologia é da organização americana YouthBuild e, no Brasil, é adaptada e implementada pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde. Representando o CEDAPS e o Programa Jovens Construtores, Melissa Abla, Coordenadora Nacional do Programa abordará sobre os desafios das juventudes em situação de vulnerabilidade, e a importância da reflexão sobre as demandas e potências dos jovens para criação de estratégias para geração de impacto.

Hugo Sabino, Assistente de Projetos do PJC, que também é jovem construtor, tendo participado de uma edição do Programa no Morro dos Prazeres (RJ), fará uma participação especial refletindo sobre o ponto de vista a partir da ótica jovem
sobre os temas debatidos.

“Muitos são os programas sociais voltados para jovens, debater sobre a efetividade destas ações no que tange à melhoria da qualidade de vida dos jovens mais vulneráveis, suas famílias e seus territórios é fundamental – tanto do ponto de vista do indivíduo como da sociedade”, declara Melissa Abla.

O encontro será mediado por Daniel Becker, médico pediatra, fundador e membro do Conselho do CEDAPS, e contará com a presença de especialistas que debaterão, entre outros temas, o cenário dos jovens que estão fora de espaços de trabalho e educação; as dificuldades de acesso às oportunidades e ao primeiro emprego; e a urgência por respostas e intervenções efetivas às questões sociais enfrentadas pelas juventudes.

Dentre os já citados, a live ainda contará com a participação de Rodrigo Serrano Berthet, representante do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que investe em metodologias sociais e financiou a Avaliação de Impacto do PJC; Nara Borgo, Secretária de Direitos Humanos do Espirito Santo, que falará sobre os desafios enfrentados na pandemia e a atuação transdisciplinar para atendimento sistêmico das demandas juvenis; Luciana Phebo, Coordenadora do Território Sudeste e Chefe do Escritório do Rio de Janeiro do UNICEF, que abordará os desafios da juventude no acesso às oportunidades diante das consequências da pandemia, e a importância da reflexão sobre intervenções que gerem impactos; e Álvaro Duboc, Secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, que trará a experiência da inclusão juvenil no Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Serviço: Live “Juventudes no Brasil: O impacto de estratégias de ampliação de oportunidades”
Data: Quarta-feira, 26/05 | Horário: 19h
Transmissão: Facebook @cedapsbrasil | Youtube CEDAPS Brasil