Notícias

Carnaval com prevenção e saúde: representantes da Rede de Comunidades Saudáveis fazem ação em bloco

12651178_939559346079615_2358009786313084177_n

No dia 05 de fevereiro, representantes da Rede de Comunidades Saudáveis participaram do bloco “Vestiu a Camisinha Listrada e Saiu Por Aí”, do Sindicato dos Bancários, parceiro do CEDAPS e da RCS. O bloco saiu do Buraco do Lume, próximo a Rua São José, passando pela Rua México, até chegar na Cinelândia.

Durante o trajeto, as representantes distribuíram mais de 6.000 preservativos, 80 camisas da Rede e 2.000 ventarolas com informações sobre prevenção para os presentes no bloco. A ação foi o pontapé inicial para as ações  realizadas por cada organização que compõe a Rede, em comunidades e periferias. Participaram da ação as seguintes lideranças comunitárias: Sônia Regina, da AMAMU; Maria Angélica, do GTA (Grupo Tia Angélica); Maria da Glória, do Comitê Mistura Fina; Maria Eduarda e Luiza Machado, do Arquivo do Samba; Estelita Leite, FEMUCOOP; e Cleonice Camelo,da  comunidade Saquaçu.

Maria Eduarda, do Arquivo do Samba, comentou que achou a ação excelente: “toda oportunidade de promover ações como essa é extremamente importante! No carnaval, falar sobre prevenção é ainda mais necessário”. Para Sônia Regina, da AMAMU, a ação desse ano teve um diferencial: “além de entregarmos os preservativos, dedicamos um tempo maior para conversar com pessoas de todas as idades a respeito do uso da camisinha. Dessa forma, tivemos a oportunidade de ver que os jovens, por exemplo, ainda demonstram uma dificuldade em aceitar o uso da camisinha e que pessoas mais velhas e casadas acham que não é necessário usar preservativo. Percebemos que ainda se faz necessário um diálogo mais franco e aberto sobre esse tema, principalmente no carnaval”. Já Angélica, do GTA, destacou a receptividade do público: “o bloco estava bem cheio e fomos muito bem recebidas. Entregamos os preservativos e conversamos com as pessoas sobre prevenção. A ação foi excelente!”.

Para Wanda Guimarães, coordenadora do Cedaps, “a ação é uma parceria importante entre os movimentos sociais, o Sindicato dos Bancários, com o apoio da SES (Secretaria Estadual de Saúde). O período de carnaval é mais um lembrete, para estarmos atentos e conscientes ao cuidado, em meio a folia. A prevenção se faz todos os dias e o fato de levar a informação de forma simples e direta ajuda muito a  abrir um canal de dialogo com a população, além de democratizar o acesso ao preservativo e ampliar informações gerais sobre a prevenção das Doenças sexualmente Transmissíveis e Aids”.