Notícias

Caderno de Narrativas “Fala, Comunidade! Virtual” – 2020

O Fala, Comunidade! é um evento realizado pelo CEDAPS desde os anos 2000, que tem como objetivo gerar um espaço de fala e troca de experiências e práticas desenvolvidas por iniciativas comunitárias presentes em favelas, quilombos, aldeias e periferias brasileiras, criadas e desenvolvidas por mulheres e homens, de diferentes idades, orientação sexual, religião, condição física e emocional no cotidiano da vida nos territórios.

Ao longo de 18 edições o compromisso do “Fala” sempre foi dar visibilidade às ações desenvolvidas de forma voluntária por essas lideranças sobre prevenção às IST/HIV/AIDS na perspectiva da promoção da saúde. Em 2020 diante dos desafios gerados pela pandemia de Covid-19, o ‘Fala’ foi realizado no “mundo virtual” com quatro rodas de conversa dispostas em dois dias. 

As experiências, ações e estratégias de prevenção a COVID-19, e cuidado com as populações de favelas, aldeias, quilombos e periferias brasileiras realizadas pela RCS Nacional, seus convidados e o CEDAPS, foram apresentadas. Além do debate sobre temas fundamentais como a inclusão e os direitos sociais.

Nos tempos inéditos e desafiadores da Covid-19, as ações solidárias e de disseminação de informações mostram-se fundamentais no âmbito dos territórios populares. Há um processo em curso de resistência e apoio social que deve ser reconhecido e disseminado. 

> Assista as Rodas Virtuais do “Fala, Comunidade! Virtual – Ações e Reações frente à Covid-19”, exibidas nos dias 29 e 30 de julho de 2020: 

Após a realização do evento o CEDAPS desenvolveu uma publicação trazendo a narrativa de cada um dos/as apresentadores do Fala, Comunidade! destacando as inúmeras ações presentes nos territórios populares frente à Covid-19. A intenção foi capturar por meio da escrita, além dos vídeos já circulantes via mídias sociais (acima), as diferentes vivências, percepções e sistemas de valores e significados que foram partilhados durante os dois dias de encontros virtuais.

Uma leitura que nos permite trilhar os caminhos proporcionados pelo conhecimento prático e baseado nos territórios que os diferentes atores convidados trouxeram à luz durante as rodas virtuais realizadas.

Compartilhamos do sentimento de que a pandemia de Covid-19 trouxe por um lado desafios e impactos visíveis a sociedade de um modo geral, que se agrava diante do cenário de insegurança política que vivenciamos e ao mesmo tempo, exige dos setores populares uma organização e posicionamento ainda mais resistentes para que possamos construir nossas alianças, estratégias e soluções frente a este novo cenário. O que foi possível notar no Fala, Comunidade! é que juntos somos ainda mais fortes, inovadores, criativos e solidários.

Vamos em frente!

Agradecemos a todos os convidados presentes no evento, que compõem este Caderno com suas falas. 

> Acesse o Caderno de Narrativas “Fala, Comunidade! Virtual – Ações e Reações frente à Covid-19”: