Notícias

Borel dá início a mais uma turma do Jovens Construtores

Turma 4 Jovens Construtores_2

No começo de maio, teve início mais uma turma do Programa Jovens Construtores no Morro do Morel. Essa é a quarta turma do projeto na comunidade. A aula inaugural teve início com uma apresentação do CEDAPS, do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, organização de base comunitária parceira no projeto no Borel, e de outros parceiros, que contaram para os participantes da nova turma um pouco de como será a formação.

Após as apresentações, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, parceiro técnico do programa, realizou uma oficina com os jovens. Também estiveram presentes o Superintendente da Região Administrativa da Tijuca, Henrique Junior, e o representante da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Alexander Soares.

Alexandre e Henrique destacaram a importância da realização de projetos sociais voltados para os jovens no Borel. “Os projetos sociais que vêm sendo realizados pelo Instituto, como o Jovens Construtores, contribuem para o resgate dos jovens do Borel, para não deixa-los a mercê da violência e para dar a eles oportunidades que precisam para seguirem uma vida como cidadãos e cidadãs”, comentou Alexandre, representa da Unidos da Tijuca.

Já para o superintendente Henrique, projetos como esse são de grande importância: “atividades como essas auxiliam na evolução intelectual e ajudam o jovem a se formar e caminhar para um futuro estruturado”. “A educação é essencial na vida de qualquer ser humano, principalmente nessa faixa etária. É a hora de se inserir no mercado de trabalho e no cotidiano social. Quando o jovem é instruído e capacitado, ele consegue mais oportunidades” finalizou.

Em 2016, outras três edições do Programa Jovens Construtores foram realizadas no Borel, formando cerca de 60 jovens. O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação de jovens, originalmente concebida pela organização YOUTHBUILD e implementada no Brasil pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, com assessoria do YouthBuild International.