Notícias

Banco de Recursos e Idéias para o Trabalho Comunitário

O Cedaps mantém em sua sede, no Centro do Rio, o Banco de Recursos e Idéias, com mais de 2.000 títulos. São livros, revistas e materiais informativos sobre HIV/Aids, educação, desenvolvimento comunitário e promoção da saúde. Além disso, é possível encontrar álbuns educativos, livros de dinâmicas, dissertações, teses e monografias e materiais produzidos pelo próprio Cedaps, que podem ser consultados gratuitamente.

Para quem prefere o audiovisual, o Banco de Recursos e Idéias oferece também um acervo com 52 DVS que tratam de temas como juventude, criança, Aids, tuberculose, promoção da saúde e gênero. Segundo Magali Paiva, que há três anos cuida do Banco, a idéia é auxiliar em pesquisas e trabalhos comunitários.

“O objetivo é ajudar a própria comunidade a ter acesso à informação de qualidade, mas não atendemos só as comunidades. Muitos pesquisadores da área de educação e saúde usam nossos materiais. Vem muita gente da Fiocruz, UFRJ, além de estudantes de sociologia, enfermagem e biologia”, diz a bibliotecária.

Para acessar o material é simples. Basta comparecer à sede do Cedaps, na Rua do Ouvidor, 56, 5°andar, de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. Os leitores têm um prazo de 15 dias para ficar com os livros e uma semana para os DVDs.

Confira os 10 mais procurados no acervo do Banco:

DVDs

1 – Contos Modernos

2 – Acorda Raimundo, acorda!

3 – Sexo sem vergonha

4 – Mancha de Batom

5 – Sexo e Maçanetas

6 – E por falar em sexo

7 – Educação Saudável

8 – Anjo da asa quebrada

9 – Zé Capoeira

10 – Boneca na mochila

Livros

1 – Política de TB no Brasil

2 – Avaliação de projetos comunitários: Abordagem prática

3 – O caminho se faz caminhando

4 – Educação inclusiva

5 – Educação na cidade

6 – O poder e comunidade – Respostas organizacionais e culturais à Aids

7 – Aprendendo sobre a Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis

8 – Ruína e reconstrução – Aids e drogas injetáveis na cena contemporânea

9 – Tecendo a sustentabilidade da rede de municípios potencialmente saudáveis

10 – Racismos contemporâneos