Uma iniciativa do UNICEF, Unaids e CEDAPS, o curso é gratuito e aberto a adolescentes e jovens de todo o Brasil
Além dos cuidados relacionados à pandemia da Covid-19, é essencial fortalecer a prevenção em relação a outros desafios já existentes, como o HIV. Para apoiar adolescentes e jovens nessa prevenção conjunta, o UNICEF, em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), lança o curso HIV+Covid-19 – Prevenção em tempos de pandemia para adolescentes e jovens, disponível no link: https://cursohivcovid19.net.br/
“Mais do que nunca, adolescentes e jovens precisam ter acesso a informações confiáveis sobre prevenção do HIV e outras ISTs em tempos de pandemia”, destaca Cristina Albuquerque, chefe da área de Saúde e HIV/aids do UNICEF no Brasil. “Além do mais, os próprios jovens e adolescentes são potentes multiplicadores dessas informações em suas comunidades e redes sociais”, conclui.
Voltado a adolescentes e jovens, o curso é online, autoinstrucional e gratuito. A partir de 16 de março, ficará disponível durante seis meses na plataforma digital Moodle. Basta acessar a plataforma, se inscrever e logo iniciar o curso. Em média, são necessárias três a quatro horas para sua conclusão. Será emitido certificado para quem finalizar o conteúdo.
“O grande diferencial do curso é a forma como foi construído”, destaca Kátia Edmundo, diretora executiva do CEDAPS. “A participação ativa dos adolescentes e jovens em diálogo aberto com diferentes especialistas e ativistas no tema garantiu um conteúdo e um formato inovador”.
A modalidade autoinstrucional consiste em disponibilizar os conteúdos para que sejam acompanhados sem a presença de um tutor: o participante acessa os materiais disponíveis e estuda de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo. Essa modalidade foi pensada para esse curso considerando as necessidades do público jovem.
A produção do curso contou com o apoio e curadoria de 23 adolescentes e jovens que fizeram o curso online e testaram os conteúdos, metodologias e materiais, contribuindo com dicas para torná-lo atrativo. Eles se formaram como agentes multiplicadores de informações sobre o tema, tornando-se coautores do curso lançado, apoiando sua divulgação entre outros jovens e adolescentes.
Desenhado totalmente para o ambiente virtual, o curso contou com contribuição de profissionais e ativistas convidados, que apresentaram e discutiram temas específicos por meio de rodas de diálogo, além de estudos de caso e análise participativa de materiais informativos e educativos produzidos sobre o tema.
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