O Chama na Solução é uma iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o CEDAPS que reuniu adolescentes e jovens, com idades entre 14 e 24 anos, residentes de periferias e favelas do Rio de Janeiro para a criação de ações que reduzam a distância entre eles e as oportunidades de renda e trabalho. O projeto teve foco no desenvolvimento e implementação de ideias e projetos de autoria dos jovens nos territórios. Tudo aconteceu de forma colaborativa, aliando aprendizagem, explorando o potencial criativo e a troca de experiências.
Foi através de uma jornada extremamente rica de expressão que os projetos de intervenção nos territórios foram desenvolvidos e amadurecidos com o suporte da LAJE-AC. Como resultado, cinco projetos foram implementados e receberam capital semente pelo UNICEF.
Para narrar a trajetória de cada um dos cinco projetos realizados e o percurso metodológico da iniciativa, lançamos dois cadernos temáticos: Caderno Metodológico e Caderno de Projetos “Chama na Solução: transformando a conexão entre a juventude em situação de vulnerabilidade e o mundo do trabalho”.
A metodologia foi construída desde o princípio com a participação de jovens, através das etapas: criação metodológica; Caravanas de Mobilização; seleção de ideias e perfil dos participantes; formação dos grupos e Jornada de CriAção; e Implementação das propostas.
Já as iniciativas foram todas idealizadas coletivamente nos meses de novembro e dezembro de 2019, e implementadas entre janeiro e maio de 2020. Com a chegada da pandemia, os projetos passaram por readaptação das ações com o propósito de ampliar as formas de agir e disseminar através do ambiente virtual.
> Conheça mais sobre todo o processo de aprendizagem e construção presente no projeto acessando os cadernos temáticos