Com o objetivo de conectar jovens a empresas e organizações que oferecem oportunidades de trabalho e educação, o Decola Cria e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) realizam, no última quinta-feira, 06 de novembro, a primeira edição da feira “Um Rio de Oportunidades”, no Terminal Gentileza, em parceria com o CIEE Rio e apoio da Secretaria de Juventude (JUV-Rio), Instituto Entre o Céu e a Favela, e o VLT Carioca.
Potencializando impactos com ações e parcerias
Voltado a jovens de 15 a 29 anos, o evento ofereceu cerca de 7 mil vagas de emprego, cursos de formação profissional e atividades de orientação de carreira, além de oportunidades de formação virtual sem limite de vagas, levando em conta as potencialidades, interesses e trajetórias individuais de cada participante. Estandes de empresas e organizações parceiras estiveram no local, além da presença dos jovens do Conselho Jovem do Decola Cria, reforçando o protagonismo juvenil na construção de caminhos para o futuro.
A importância da Feira para a juventude carioca
A iniciativa surge a partir de um mapeamento do ecossistema de inclusão produtiva jovem na cidade do Rio de Janeiro, conduzido pelo Decola Cria, em 2025. O levantamento, baseado em dados da PNAD 2024, revelou que 239 mil jovens cariocas estão fora da escola e sem oportunidades de geração de renda, enquanto outros 413 mil atuam em condições de trabalho precarizado — o que significa que um em cada três jovens vive em situação de vulnerabilidade social na capital fluminense.
Diante desse cenário, a feira busca criar um espaço de conexão, orientação e acesso a oportunidades reais, reunindo empresas, organizações sociais e instituições públicas comprometidas com a promoção da juventude.
O Terminal Gentileza, escolhido como palco da iniciativa, recebe diariamente cerca de 75 mil passageiros, ampliando o alcance da ação e permitindo que mais pessoas conheçam as oportunidades oferecidas pelo Colaborativo Decola Cria.
Confira as fotos da Feira Um Rio de Oportunidades do Decola Cria

















Fotos: Hericsson Carvalho
Decola Cria mobilizando oportunidades para a juventude carioca
“O evento teve muitos jovens buscando oportunidades. A importância da Feira está aí, que o jovem no Rio de Janeiro que não tem oportunidade atualmente quer ter acesso, quer conseguir se qualificar, quer conseguir seu sustento, mas essa oportunidade muitas vezes não chega até ele. Então uma Feira como essa é importante para a gente conseguir criar espaços para fazer essa conexão” Destacou Anna Becker, Coordenadora do Decola Cria.
Anna relata que a iniciativa da Feira de Oportunidades foi idealizada criada junto às organizações parceiras do colaborativo do Decola Cria com o propósito fazer uma ação em conjunto, em que organizações e empresas potenciais empregadoras de jovens criassem um espaço de geração de oportunidades para a juventude no Rio de Janeiro. A ideia da Feira, segundo ela, foi criar não só oportunidades de trabalho, mas de educação, conexão com serviços públicos e estabelecimento de vínculos, conectando jovens com um ecossistema de oportunidades que apoiam seu desenvolvimento.
17 organizações estiveram presentes na Feira de Oportunidades. As mais de 7.000 vagas de trabalho incluíram oportunidades de trabalho formal, estágio, vagas para programas de jovem aprendiz, cursos e outras oportunidades de formação incluindo formações virtuais sem limites de vagas, como cursos da PUC e inscrição em bancos de talentos de empresas. Além disso, serviços públicos como da Fundação Leão XIII, que esteve presente prestando serviços de isenção de taxas para emissão e atualização de documentos para os jovens. Também aconteceu uma atração musical promovida pelo Espaço da Juventude, iniciativa da Juv Rio, com um DJ que esteve presente durante todo o evento.
Para Anna, a Feira se conecta com a missão de futuro do Decola Cria, baseada em dois pilares: O tem o primeiro, é que o jovem esteja equipado e apoiado para fazer as escolhas profissionais baseadas em seus desejos e potencialidades, conseguir promover seu sustento e acessar condições de vida mais dignas e sustentáveis. O segundo pilar, é conectar e fortalecer um ecossistema de organizações, grupos e pessoas que possam apoiar os jovens, através do compartilhamento de informações sobre oportunidades que potencializam seu trabalho junto à juventude carioca . Então a gente quer que seja um ecossistema articulado, convergindo para esse objetivo.
A Feira um Rio de Oportunidades alinha esses dois pilares, ao oferecer um espaço e estrutura sem custos para os nossos parceiros potencializarem seus trabalhos e se conectarem com outras organizações e com o jovens e para o jovem acessar essas oportunidades. Para Anna, o Decola Cria atua como uma ponte entre atores do ecossistema do Rio de Janeiro.
A coordenadora destaca a perspectiva para o futuro das próximas edições da Feira e como iniciativas como essa podem contribuir para redução de desigualdades na cidade do Rio de Janeiro a longo prazo:
“Essa foi a primeira edição, momento de colocar uma iniciativa colaborativa, participativa e com um caráter mais robusto em prática, uma Feira que não é simplesmente uma feira de empregos mas que tem uma proposta. A ideia é que a partir disso a gente consiga cada vez mais aprimorar essa ação para que ela se torne cada vez mais conectada a um modelo de mudança sistêmica, então a gente por exemplo poder oferecer oportunidades mais variadas, ter uma agenda de formação, de oficina, de ter espaços de conexão entre os jovens. Então acho que a ideia é, como essa é uma iniciativa que tem essa visão de longo prazo, para os próximos dez anos, a gente consegue pegar essa ação e pensar como que ela pode funcionar de forma sistêmica e cada vez mais a gente caminhar cada vez mais para que isso possa se tornar realidade”
CIEE na Feira de Oportunidades
“Informação, geração e acesso à renda e acho que isso é muito importante, quando a gente gera informação e acesso à renda de forma segura, protegida e digna como é a aprendizagem, como é o estágio, a gente tira ou a gente ajuda a tirar um jovem de uma situação de vulnerabilidade. E não só ele, isso tem impacto em toda a família, em toda a estrutura familiar dele. Então é nesse propósito que está calcada a nossa missão”. Diz Luan Costa, Analista de Eventos do CIEE Rio.
O CIEE Rio, um dos membros parceiros do Decola Cria, esteve presente na Feira Um Rio de Oportunidades com estandes de vagas estágio para os jovens que circulavam pelo Terminal Gentileza. Luan Costa, analista de eventos do CIEE destaca como essas iniciativas têm o potencial de transformar realidades, incidindo sobre a situação de vulnerabilidade social de jovens e de todo o seu entorno. Luan destaca ainda que a motivação do CIEE para a parceria com o Decola Cria para a realização da Feira de Oportunidades foi a possibilidade de ser agente de mudança na realidade da juventude carioca.
O CIEE trabalha com oportunidades de estágio e aprendizagem. Na Feira um Rio de Oportunidades foram oferecidas cerca de 1.400 oportunidades de estágio e aprendizagem e atividades lúdicas para os jovens. Para além das oportunidades de estágio e aprendizagem, Luan menciona a importância de iniciativas de acolhimento e um trabalho socioassistencial com os jovens. O CIEE hoje promove ações de acolhida todas as quintas-feiras, para apoiar e preparar a juventude para o mundo do trabalho.
Luan fala, ainda, da importância da iniciativa do Decola Cria de disponibilizar as oportunidades até os jovens em um centro de movimentação e deslocamento da cidade, como o Terminal Gentileza, com tantas empresas e instituições oferecendo mais de 7.000 oportunidades.
Protagonismo da juventude
O Conselho Jovem do Decola Cria esteve presente na Feira de Oportunidades, recepcionando jovens e promovendo atividades como Quizz de perguntas sobre inclusão socioprodutiva da juventude e promovendo informações sobre o acesso à educação e mercado de trabalho. Foram fornecidos brindes para os jovens que participaram do Quizz.
Além disso, no estande do Decola Cria, os membros do Conselho Jovem divulgaram iniciativas como o Cria Map, metodologia aplicada para o mapeamento de oportunidades de formação e empregabilidade nos territórios da cidade do Rio de Janeiro, dentre elas, oportunidades oferecidas por empresas e instituições parceiras do Decola Cria. Além disso, o mapa inclui serviços públicos de assistência social e saúde disponíveis em cada região. O objetivo do Cria Map é promover informação sobre redes de cuidado e inclusão socioprodutiva da juventude, ampliando assim, acesso a direitos para jovens e adolescentes da cidade do Rio de Janeiro.
Confira mais fotos da Feira Um Rio de Oportunidades










Fotos: Hericsson Carvalho